Tipo “O Negativo” é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa, sendo muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência
Com apenas 20% do estoque ideal, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) necessita de doadores de sangue do tipo O-, que é considerado universal, ou seja, que pode doar para todos os demais tipos sanguíneos. A ação visa normalizar e aumentar a quantidade de bolsas de sangue, utilizadas em diversos procedimentos médicos de toda a região.
Para efetuar a doação, os interessados devem procurar o local ou agendar via WhatsApp (54) 98418-8487, ou pelos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536. As doações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 16h45min e também aos sábados, das 8h ao meio-dia.
Além do sangue tipo O-, o Hemocs informa que também outras tipagens sanguíneas podem ser doadas, mesmo tendo o estoque normalizado. Ainda, segundo o Centro, o tipo AB- também apresenta elevada redução.
O Hemocentro fica localizado na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central, em Caxias do Sul.
Critérios básicos para doação
- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil / Reprodução