Pela Liga Gaúcha de Futsal, a equipe bento-gonçalvense contará com um calendário cheio de muitos desafios. Uma boa notícia já anunciada pelo clube é a manutenção do técnico e ídolo Vaner Flores
O BGF/AAPF escreverá, a partir deste ano, um novo capítulo em sua história. Agora na Liga Gaúcha de Futsal, o clube bento-gonçalvense terá o desafio de iniciar sua trajetória no Gauchão Série C, visando no seu horizonte voltar à elite do futsal gaúcho. No entanto, apesar de se tratar do terceiro escalão da Liga Gaúcha, o nível de competitividade projetado é significativamente alto. Além disso, com a disputa na Taça Farroupilha, o BGF/AAPF terá um número maior de jogos na temporada 2024.
O presidente do clube, Bernardo Marini, fez a sua projeção do ano e do que o torcedor e a comunidade de Bento Gonçalves podem esperar do clube dentro de quadra. Conforme o dirigente, com a disputa da Taça Farroupilha e do Gauchão Série C, e ainda com a possibilidade de participar da Copa dos Pampas, o time terá um calendário pesado, repleto de partidas. “É um ano que teremos muito mais jogos do que estávamos acostumados nos últimos anos e em comparação ao ano passado. Sabemos que é uma temporada que começa mais cedo, então vamos iniciar nosso ano, nossa programação, nossos treinos, praticamente um mês antes do que em 2023. Será uma temporada que Bento Gonçalves vai poder acompanhar a nossa equipe mais vezes aqui no nosso Ginásio Municipal”, comenta Bernardo.
Mudança de liga
No Gauchão Série C, o presidente aponta as possíveis dificuldades que serão sofridas, por conta das tradicionais equipes que vão disputar o campeonato, contando com investimentos expressivos. No entanto, salienta que, assim como nos anos anteriores, o BGF/AAPF vai montar um grupo competitivo para alcançar os objetivos projetados pela direção. “Sabemos da dificuldade que vai ser jogar uma Série C este ano. Tem times muito fortes, com investimento talvez até maior do que algumas equipes das séries A e B. Então nós também temos que dosar muito as nossas expectativas e jamais prometer o título. Vamos prometer um elenco competitivo, que vai treinar bastante, que vai se esforçar, como sempre foi feito”, pondera.
Manter o trabalho
Ao contrário dos últimos dois anos, nos quais BGF/AAPF esbarrou na dificuldade financeira e não conseguiu treinar de forma periódica, neste ano o time comandado pelo técnico Vaner Flores treinará, no mínimo, quatro vezes na semana. Com o grupo de atletas se apresentado no dia 5 de março, o clube deverá renovar, mantendo uma espinha dorsal de 2023 e pretende oportunizar novos jogadores oriundos das categorias de base para a equipe adulta na disputa das competições estaduais de 2024. “Precisamos alinhar financeiramente a nossa equipe para que fique um ano que tenha uma estruturação de março até dezembro, uma temporada com certezas. Fazemos dessa forma, pois sabemos que fazer futsal é um gasto grande, porque é muito mais do que apenas o salário dos atletas. Tem muitas questões financeiras que englobam o dia a dia e buscamos, em cima disso, fazer algo bacana”, afirma Bernardo Marini.
A maior treinabilidade e melhor estrutura oferecidas aos atletas só foram possíveis através do crescimento no número de empresas que apoiam e patrocinam o clube em 2024. “O clube não anda sozinho, temos muitas empresas que nos apoiam, parcerias que estavam conosco de quatro a seis anos, e diversas empresas novas que chegaram. Sempre fizemos equipes competitivas, mas entendemos, assim como nossa comissão técnica, que precisamos de cada vez mais investimentos. Bento Gonçalves é uma é uma cidade rica, um lugar que tem tudo para poder apoiar o esporte ainda mais, só que nós, como entidade precisamos fazer a nossa parte. Temos que fazer um bom projeto e nosso produto tem que melhorar. São essas questões que trabalhamos muito para poder evoluir. Nossa ideia é tornar o futsal de Bento Gonçalves uma referência”, conclui o dirigente.
Próximas competições
O calendário da Liga Gaúcha de Futsal será definido e divulgado em breve. A primeira competição da temporada será a Taça Farroupilha, a qual reúne clubes das séries A, B e C do Gauchão de Futsal. Nas próximas semanas, o BGF/AAPF começará a anunciar os primeiros nomes que farão parte do grupo de atletas para 2024.
Renovação de um ídolo
Para manter a espinha dorsal do ano de 2023, a BGF/AAPF já anunciou sua principal contratação, que é a manutenção do treinador e ídolo do clube, Vaner Flores, para 2024. O técnico vai somar a sua 14ª temporada defendendo as cores do time de Bento Gonçalves, com o desafio deste ano de encabeçar o grupo de atletas na disputa da Taça Farroupilha e do Gauchão Série C da Liga Gaúcha de Futsal.
Com 366 jogos no comando da equipe bento-gonçalvense, Vaner Flores foi o responsável por todos os títulos conquistados pelo clube: a Copa Metro-Serra, em 2015, a Série Ouro, que rendeu a primeira estrela no brasão do clube, e a Copa RS, ambos em 2021.
Nos últimos anos, o treinador protagonizou campanhas históricas, deixando o clube entre os melhores times da competição estadual. Com Vaner Flores à frente da equipe, o clube bento-gonçalvense terminou as últimas quatro edições da Série Ouro entre as quatro melhores equipes, com destaques para o título inédito, em 2021, e para o vice-campeonato, em 2022.
A partir deste ano, o experiente treinador terá novos desafios, uma vez que o clube passará a disputar as competições da Liga Gaúcha de Futsal, aumentando significativamente o número de partidas disputadas na temporada. Além de técnico, Vaner Flores também desempenha o papel de coordenador das categorias de base do clube. Nos últimos anos, foi responsável por revelar diversos atletas para o futsal profissional.
Nos próximos dias, o BGF/AAPF vai começar a anunciar os primeiros nomes que vão integrar o elenco do clube de Bento Gonçalves para a Taça Farroupilha e para o Gauchão Série C. A apresentação do plantel e início da pré-temporada estão previstos para ocorrer no dia 5 de março.