7 de setembro

LULA gostaria de ter o Ministro ALEXANDRE no palanque do desfile de 07 de setembro de Brasília. Inteligente o LULA, se alguém vaiar, nunca se saberá se vaiaram o LULA ou o ALEXANDRE. Se aplaudirem, bem aí vem o “EU FUI O APLAUDIDO”. Já o Bolsonaro, disse aos seus seguidores que não quer faixas ou agressões no desfile, em sinal de respeito a PÁTRIA. Bem, a data de 07 de setembro não tem hoje o significado de outrora. Quando eu era aluno do Colégio Mestre, então Colégio Estadual, o Professor RAIMUNDO, de Educação Física, nos fazia ensaiar durante 90 dias. Saíamos a marchar pelas ruas dos bairros até nos tornarmos impecáveis na postura e alinhamento (como aquele exército chinês desfilando na PRAÇA CELESTIAL), inclusive até que o sentimento de amor a pátria aflorasse com galhardia. Fazíamos isso acompanhados da BANDA, cada colégio tinha sua Banda e, no desfile éramos impecáveis, fervorosamente aplaudidos. O professor RAIMUNDO não era um GOUDET, era um ROGER, por sinal era parecido na fisionomia, disciplina, foco, determinação, amor à Pátria, isso valia muito. Meu sonho era tocar na banda do colégio, seria mais divertido, no entanto só consegui ser da Banda no Colégio Aparecida que tinha sempre a melhor banda do desfile, “mexi com os pauzinhos” e consegui ser Membro integrante, “deixei de ouvir a banda tocar” e “contribui para a banda passar”. Quer alguma coisa? Corra atrás!

A Cavalgada de Cristo Rei

ITACYR GIACOMELLO é um dos mantenedores da FESTA DE CRISTO REI, da IGREJA DO BAIRRO SÃO BENTO, DA FENAVINHO, e por aí vai. Esta semana, ao comentarmos da CAVALGADA DE CRISTO REI, que vai sair da IGREJA CRISTO REI em direção a ABCTG, lá na Sertorina, me perguntaram então se o IG iria participar a cavalgada, como é que eu vou saber?, questionei. Depois, dei pitaco. Até poderia, falei, ele tem peso de Jockey, é celebridade, o cavalo vai respeitar por “estar honrado”. Mas, como quem “conta um conto acrescenta um ponto”, emendei: “tem um porém, como o Itacyr tem uma cordialidade adocicada, periga o cavalo ao invés de tomar o rumo da Sertorina, tomar o rumo de Caravaggio, via São Pedro, para receber uma benção do Pe. RICARDO. Sim, porque, se o cavalo mudar de rumo, o que poderia fazer o Itacyr senão sussurrar no ouvido dele: upa, upa, cavalinho”? Não é o que fazem os Jockeys ao disputar o prêmio BENTO GONÇALVES, no Jockey Clube do RS? “UPA UPA CAVALINHO, QUEM CHEGA ANTES GANHA”? Bem, no caso do Itacyr, não importa se em Bento ou em Caravaggio. Risos, por favor!

Premonições

Era o ano de 1999, eu havia assumido o cargo de Secretário do Governo da Gestão Sady Fialho Fagundes. O primeiro ato público foi o DIA DO RESERVISTA, concentração em frente a Prefeitura. Ao nosso lado a BANDA DO QUINCA. De repente, o Prefeito olha para o QUINCA e dispara: “TOCA O HINO RIOGRANDENSE”! O Maestro olha para seus pupilos, que já estavam com seus instrumentos no chão antes de começar a tocar e fala: “ele quer o HINO RIOGRANDENSE”. Todos, perplexos, perguntaram, o que é isso? Diante da dificuldade, cheguei para o Prefeito e falei, “Fialho, eles não conhecem e eu também sei pouco sobre esse Hino”. Ele, o Prefeito, de pronto respondeu, e veja como: “Doutor, um dia todo mundo vai cantar esse HINO RIOGRANDENSE”. Ato contínuo ele falou para o MAESTRO: “vou cantar, vocês me seguem”. E cantou o hino todo com uma perfeição de entoação incrível. A banda? Bem a banda correu atrás: pan, pan, pan, pan, pan, pan, pan, pan…! Deu tudo certo. O que eu sei da banda é que dali pra frente ela fazia ensaios diários para aprender a tocar o HINO RIOGRANDENSE, música encantadora, com letra que não se perdeu no tempo, quem não sabe cantar não é gaúcho, pelo menos nem tão gaúcho assim! Num tempo mais recente eu estava um dia ouvindo um músico cantar e interpretar MERCEDITA. Fiquei encantado e preconizei, não gosto desta expressão, mas a reproduzo “vai estourar a boca do balão”! Quando eu ia aos eventos tradicionalistas pedia para tocar MERCEDITA e nada de tocarem, eu ficava a pensar, como assim, é um HINO AO AMOR CAMPEIRO, vai acabar todo mundo cantando. E não deu outra, hoje MERCEDITA (que Dulce encanto tiene, tu recuerdo Mercedita, aromada florecita, amor mio de una vez) todos tocam e cantam, até a ANA CASTELA! Assim, o HINO RIOGRANDENSE, invoca o sentimento enquanto eu a MERCEDITA invoca o amor nativista, ambos os sentimentos são parte integrante do nosso eu RIOGRANDENSE.

A Expointer que eu vi

Eu estava na praia e resolvi visitar a EXPOINTER. Levantei as cinco, concluí as preliminares, e fiz estrada chegando na EXPOSIÇÂO às 08:30, depois disso seria difícil. Ainda descolei um bom lugar no estacionamento. Vi três feiras, a dos “escurioséis” (curiosos), diria meu avô, dos expositores e dos que tiram vantagens promocionais sobre o evento. Caminha daqui, caminha dali, sem muita sinalização, era preciso tempo e conhecimento para visitar o mundo do campo que estava ali. Maquinarias incríveis, que otimizam a vida do campo, geram maior produtividade e competitividade. Eles se entendem na EXPOINTER, nós visitantes procuramos compreender. Verdade é que o evento foi levado a efeito no peito e na raça em meio a decorrências da enchente e a falta de uma maior estrutura do Parque. Fiquei feliz ao conhecer o touro de 1.450 quilos que bateu seu próprio recorde, o cavalo CARAMELO, resgatado do alto do telhado de uma casa aguardando socorro, os pôneis, as incríveis máquinas do futuro, de ações inteligentes, e a concorrida feira da agroindústria, com sua inovação, criatividade e empreendedorismo. Recorde de faturamento em tudo num cenário de cidade do Velho Oeste, uma maneira gaúcha de fazer as coisas. O importante é fazer, não importando como e quando!

As cidades inteligentes

Esse negócio de cidades inteligentes não está me convencendo muito. Quando dois astronautas são enviados para o espaço, e estão lá desde início de agosto sem saber como voltar, a ação inteligente dos comandos não conseguem fazê-los voltar e é necessário o envio de outra nave para resgatá-los com volta prevista para novembro, se tudo der certo, como levar em conta uma ação inteligente e não humana? Caxias do Sul conquistou um selo CONNECTED SMART CITIES de boas práticas de cidades inteligentes, ganhando o BRONZE, entre as 100 cidades mais inteligentes do país, está no lugar 52, no ano passado estava no lugar 91. Bem, aí você fica pensando onde é que Caxias é mais inteligente que Bento, se tu vai lá, conversa com Lideranças, com taxistas, pessoas do povo, eles gostam mais do JEITO BENTO DE SER do que do JEITO QUE CAXIAS É. Onde está a vantagem de Caxias ser uma cidade inteligentíssima? Na tecnologia, na diversidade, nos caminhos trilhados com visão de futuro, não no achismo. Não entrar num taxi sem motorista, não subir num avião sem piloto, não embarcar numa nave espacial que não saiba voltar sozinha, é ser mais inteligente do que a inteligência das cidades. Até aquela “geringonça” que limpa a casa, o aspirador robô, não é de todo inteligente, ela não desce escada, fosse inteligente pleno pularia os degraus! Acho que falei besteira, relevem, sextou!

A bomba peido

Esses dias, faz um tempo, o influencer Kel Ferreti, e sócio, foram retirados de voo entre São Paulo e Maceió por causa de uma “bomba peido”. Ferreti disse que teve que ir ao banheiro antes do avião decolar e, seu sócio, disse que ele havia ido ao banheiro e que “iria soltar uma bomba”. Polícia Federal foi acionada e o avião foi esvaziado, a dupla foi interrogada e o voo foi suspenso. Essas coisas só acontecem no Brasil. Não era o caso de fazer um implante de uma rolha, dessas de vinho, no “Nariz” desse imbecil?

A preocupação das mulheres

Pesquisa feita pela consultoria DELOITTE indicou que 49% das mulheres brasileiras estão preocupadas com a própria segurança no trabalho durante o trajeto ou em viagens profissionais. As preocupações incluem, assédios, agressões, e perda de direitos. 24% dizem ter sofrido assédio durante atendimento a clientes ou consumidores; 13% assédio de colegas de trabalho e, outros 13% de assédio em viagens a trabalho. O assédio sexual foi relatado por 40% das brasileiras. Em 2022 foram registradas 67.626 ocorrências de estupro de mulheres no Brasil, “isso equivale a um estupro a cada oito minutos”.

Curtas e poderosas

  • Queimadas cresceram 154% e batem recorde no segundo ano do Governo LULA.
  • Desemprego encosta nos 10%, são mais de oito milhões e meio de trabalhadores.
  • A JABOTICABA foi eleita a sétima melhor fruta do mundo “coleciona feitos à saúde”. Já a CRANBERRY, repleta de propriedades antioxidantes, podem ajudar no emagrecimento e na infecção urinária.
  • Vamos dar valor ao sentimento de orgulho por sua Pinto Bandeira, manifestado pelo assinante, Geólogo Roberto Tondo, que clicou a beleza das flores e vegetação da entrada do Município.
  • Recebi, pelas mãos de LUCAS BASTOS, um copo brinde símbolo do movimento SOLIDARIEDADE SERRA GAÚCHA – o amor em movimento. Grato, e cumprimentos pela ação social significativa.
  • São Paulo tem 12 milhões de habitantes e é uma cidade indecifrável, uma capital mundial com sua combinação de opulência, miséria, concreto, asfalto, trafego e tráfico. Foi o que eu ouvi de um dos candidatos a Prefeito da capital paulista, onde se notabilizam PABLO MARÇAL, com suas colocações causticas, as trapalhadas verbais do DATENA, e o degladiar dos favoritos RICARDO NUNES e GUILHERME BOULOS. Uma das maiores capitais do mundo, com seu turismo gastronômico, SÃO PAULO chama a atenção, pois a eleição para a prefeitura instrumentaliza e alavanca a eleição para Presidente da República. Ganhar eleição em São Paulo é fundamental!