A situação dos Hermanos
Compramos “vinhos” da Argentina, trigo, milho, peças de veículos. E a Argentina nos compra móveis, veículos, muitas outras coisas. Assim torcemos que os Hermanos se deem bem. Em outubro, eles irão às urnas escolher o novo Presidente. Alberto Fernández encerrará seu mandato. Três partidos lideram a disputa: Unión por la Patria (UP), Juntos por el Cambio (JxC) e La Libertad Avanza (LLA). Será que os argentinos elegerão um governo liberal que reduzirá a máquina pública e deixará o país exportar e se desenvolver? O UP foi fundado em junho de 2023 pela atual vice-presidente Cristina Kirchner, e é partido Frente de Todos, de Fernández. O partido tem viés kirchnerista e peronista e deseja seguir com política de Estado inchado e governo intervencionista, taxando exportações para tentar reduzir o preço dos alimentos e estatizando empresas. A inflação da Argentina está em 120% ao ano (10% ao mês), o PIB per capita é 30% menor do que o do Brasil e a dívida representa 160% do PIB (pelo dólar paralelo). O JXC, fundado pelo ex-presidente Mauricio Macri, é considerado de centro-direita, propondo equilíbrio fiscal, com redução de gastos e impostos, independência do Banco Central, unificação dos pesos oficial e paralelo, além de flexibilização do comércio exterior. Seu candidato deverá ser Patricia Bullrich ou Horacio Larreta. O LLA, do candidato Javier Milei, promete dolarizar a economia, reduzir impostos e regulações trabalhistas, privatizar estatais deficitárias para pagar a divida federal, desonerar as exportações e acabar com as cotas de impostação. Na média das pesquisas, o JXC lidera, com cerca de 35%, seguido do UP, com 30%, e do LLA, com 20%. Os outros 15% se dividem entre demais partidos e indecisos. É do nosso interesse que os Hermanos saiam da crise e voltem a ser grandes parceiros econômicos. (Fonte: Roberto Walter, do IEE). Achei importante o leitor saber.
A hora de cada um
Ele é considerado um jogador bronco, viril, mas jogaria no meu time. Com ele “passa a bola, não passa o jogador”. Jogando pelo Fluminense, ele levou um drible histórico de um jogador do Curitiba que redundou em gol. PASSOU A BOLA E O JOGADOR, mas toda regra tem exceção. Falo de FELIPE MELO que, entrevistado em recente ocasião, declarou que “viajar de avião é complicado, às vezes não é sua hora de morrer mas, se for a do piloto, todos morrem”. Esse é o FELIPE MELO, eu queria ele no INTER só para “GANHAR O GRENAL”. Vale lembrar que em mais de 60% dos acidentes de avião a causa é “falha humana”.
A destruição dos pulmões
Leio que, para diminuir a emissão de carbono, PROGRAMA QUER EXPANDIR PLANTAÇÕES DE FLORESTAS. Enquanto isso, aqui em Bento, Prefeitura vende áreas verdes e permite destruição de outras para o avanço imobiliário. Até áreas de preservação permanente estão sendo vendidas, sem autorização do Legislativo. E, aquele “pulmão verde” entre o SANTA HELENA e SANTA MARTA está vindo abaixo. O que estará dizendo o Prefeito para sua filha? Minha filha, a Prefeitura precisou de dinheiro? Minha filha, áreas verdes, pulmões verdes, isso tudo é bobagem? Minha filha, somos uma colmeia de trabalho e não de lazer, o povo não dá bola para isso? Minha filha, Parque Público pra que, nem tem ônibus para levar o povo frequentar o Parque e, quem tem carro, não tem dinheiro para pagar o estacionamento e nem para abastecer o carro? O que vamos dizer para nossos filhos?
Curtas e Poderosas
- Leio que “negociação de dívidas cresce 44% pelo Serasa”. Refinanciam, limpam a ficha, ficam devendo com a dívida acrescida dos juros, que triplica de valor. Vão pagar? Quem tem a perder, os Bancos é que não, não é verdade?
- A tocha olímpica e paraolímpica dos jogos de PARIS 2024 foi apresentada, imitando o reflexo da Torre Eiffel na superfície ondulada do rio Sena e transmitindo uma energia pacifica, de acordo com seu criador Mathieu Lehnneur.
- Um a um, marginais ligados ao tráfico vão sendo eliminados, não pela polícia, mas a mando de traficantes poderosos. Bento é rica sob todos os pontos de vista! No verso e reverso.
- VINÍCOLA AURORA atingiu o número de 100 mil visitantes no ano de 2023. Em certos momentos minha vida gravitou em torno da Cooperativa que me enche de orgulho. Conto mais adiante no VIDA VIVIDA.
- Tomar sopa por alguns dias; cortar todos os carboidratos; chás com várias ervas; tomar água com limão em jejum. Bem esses métodos para emagrecer estão perdendo força para a “caneta” que injeta hormônio GLP-1. Mas o alerta é de que elas não são emagrecedoras e sim controladoras de diabetes tipo 2 e obesidade. Mas, ainda não são vendidas no Brasil. Quer emagrecer? Faça o que meu NONO dizia: “fecha a boca”. Eu sou um “boca aberta” e, você?
- Pesquisa mostrou que 51% das mulheres norte-americanas enfrentam dificuldades e não sabem se conseguirão se manter depois da aposentadoria. Por aqui é diferente?
- Universidades brasileiras desenvolvem adesivo que substitui picadas de agulha na aplicação de vacinas. Bah tchê tô feliz! Mas quando é que vão inventar de tirar sangue para exames sem as “espunchadas”, por vezes aplicadas por aprendizes de feiticeiras? Não faz muitos dias fui “extrair sangue para exame”. Expliquei para a “extratora” minha situação com as “veias dançantes”. Ela falou “não tem problema, vou usar uma agulha de nenê”. Minhas veias não dançaram. Anotei o nome dela, dias e horário de trabalho. Vou querer “agulha de nenê”!
- Os jovens estão bebendo cada vez menos álcool, preocupados com a saúde e o futuro. Fazem bem, minha ESTEATOSE veio com as CUBA, SAMBA, UÍSQUE, CAMPARI COM UNDERBERG OU UNDENBERG, que eu “empinava” quando jovem.
- Pesquisas sugerem que o melhor exercício para combater a pressão alta é o “tratamento de força”. Traduzindo: levantamento de pesos, se não tiver dinheiro para ACADEMIA, junte uns tijolos.
- O uso do PARACETAMOL está acabando com o fígado, indicam as pesquisas. Então PARA com o CETAMOL! Bah tchê, não me fala uma coisa dessas!
- Pesquisa indica que 80% do Brasil é racista. Em reunião social, esta semana, ouvi dizer que as mulheres, que estão em cargo de liderança e comunitários, são discriminadas.
- Um caça da FAB interceptou um avião que carregava cocaína no valor de 12 milhões de reais.
- João Pedro Araújo, de Caucaia, Fortaleza, tem 10 anos de idade e foi aprovado no vestibular da Universidade de Fortaleza. Eta cearense porreta esse!
- Pesquisas afirmam que 80% das micro e pequenas empresas morrem em menos de um ano. O motivo é que elas precisam de alguém que as oriente, que direcione as estratégias certas para superarem os obstáculos inevitáveis, mas previsíveis. Quem sabe o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Município cuide disso deflagrando a operação “menos fotos e mais ação”?
- SEMANÁRIO chega aos seus 56 anos. Lá fora é um dos 10 melhores jornais do interior do Estado. Aqui, esquecem que ele é uma EMPRESA JORNALÍSTICA e querem que ele seja uma entidade assistencial e não uma empresa com interesse público. Obrigado pelo prestígio e solidariedade dos leitores e anunciantes.