EXPOBENTO – FENAVINHO – FIMMA – MOVELSUL – UFA!

Entendo que o CIC deva promover uma pesquisa ampla, junto a população e expositores para saber melhor sobre: o que agradou e o que não agradou na ExpoBento e Fenavinho e, como foram recebidas as inovações e os atrativos que trouxeram. Na minha modesta opinião, se falarmos em evolução, o marketing e a mídia tem que ser reformulados se a ideia é trazer mais que os 260 mil visitantes; falta à ExpoBento um apelo promocional detalhado, “porque as pessoas devem visitar a ExpoBento”. Simplesmente por ser ExpoBento? A Fenavinho tem que avançar no processo, de integração comunitária, de inclusão dos Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos, concorrentes minimalistas, e dar um clima de festa ao estacionamento e seu Helicóptero elitista e assustador. Um amplo debate democrático sob o tema: “COMO DEVEMOS FAZER NOSSA FENAVINHO”, seria pertinente e levado a execução pelo CIC na medida da conveniência e possibilidade, levando-se em conta custos e contingente humano. Há que se mudar também o logística, não se vê ônibus urbanos transitando com visitantes, não se vê excursões turísticas, isso tem que ser analisado e dimensionado. Na EXPOBENTO-FENAVINHO voltamos a demonstrar nossa magnifica vocação para o trabalho, pelo exercício de liderança comunitária, em especial da comandante Marijane Paese, dos condutores da EXPOBENTO e FENAVINHO, Bruno Benini e Rodrigo Valério, da harmonia e solidariedade na realização por parte do Prefeito Diogo Siqueira e do Presidente do Legislativo Rafael Pasqualotto. Fomos todos artifíces de um evento grandioso, conduzido em harmonia e com o nosso jeito de fazer as coisas, com seriedade, organização, respeito e solidariedade. Agora é hora da FIMMA – MOVELSUL. O setor moveleiro em ação para a solidez de suas instituições, na qualificação dos produtos, na inovação e tecnologia, na produtividade, e na obstinada conquista do mercado. Em termos comunitários o setor está um tanto retraído, parece deixar claro que o volume de pagamento de tributos, com retorno a Municipalidade, a geração de empregos, bem como a substancial contribuição para a manutenção do Parque de Eventos, é o suficiente como participação comunitária. Nada a contestar em relação a essa postura, no entanto convém lembrar que se reforçarmos a criação e manutenção de líderes, se não formos mais coesos comunitariamente, mais participativos, mais cresce a dependência ao Poder Político e a radicalização política. Vejam que esta semana comitiva da FIERGS foi a Brasília onde foi recebida pelo Vice-Presidente Alckmin. Quem estava nela? O Presidente RANDON, Daniel, um dos donos da MARCOPOLO, Mauro Bellini, empresa de Caxias. Onde estava Bento? Onde estava a representatividade de nossos poderoso Parque Industrial? Nos falta maior participação ou somos preteridos? Foram defender a reforma tributária e saber sobre “neoindustrialização”, defendida pelo Governo, sei lá que bicho é esse. O PODER EMANA DO POVO (indústrias) E EM NOME DELE SERÁ EXERCIDO (CIC). Vamos nos integrar mais!

ELES NA COZINHA

Na área de assistência social estão em pleno andamento os preparativos para o grande evento que reunirá mais de mil comensais, com comidinhas prá lá de especiais. A Presidente da LIGA DE COMBATE AO CÂNCER, Maria Lucia Severa, é uma obstinada ao lado de sua equipe diretiva. É sem dúvida o maior evento social do município e nele não vai ter nenhum dos alimentos condenados por muitos médicos “por serem tremendamente danosos a saúde”. Vejam quais são: Ursinhos de goma; Coca Cola; molhos de salada; cupcakes; Miojo; Takis Fuego; pipoca saborizada; sanduíches; tortillas; molho de pimenta; pão de forma; panquecas; água de coco; goma de mascar; cocoa krispies; iogurte; café; suco Kapo; Cogurt; Oreos; xarope de milho; Pepsi; morangos, torresmo; óleo de soja; croissants; queijo spray e pipoca doce. Cozinhas comunitárias, patrocinadas por empresas e instituições, vão servir pratos saudáveis e top, ao preço de R$400,00 por pessoa. Leve em conta que a promoção é assistencial, você vai fazer o bem aos que padecem do câncer, alimentar o corpo e o espírito, confraternizar e estreitar laços.

DE NOVO O ANÁLOGO

O tal de trabalho análogo a escravidão em Bento veio a baila de novo. Augusto Santana, o empresário, virou réu na Justiça do Trabalho. Acho que vai sofrer punição e também terá que pagar indenização. Eu disse acho, porque segundo dito popular “de cabeça de juiz e barriga de mulher grávida se espera tudo”. A Polícia Federal excluiu de inquérito as empresas que assinaram um ajuste de conduta e foram compelidas a pagar milhões em multas. Se não foram responsabilizadas criminalmente, vão ter o dinheiro de volta? E aquela idosa que estava reclusa em Hotel de Garibaldi, declarada em regime de condição análoga a escravidão? Fizeram um “fuzuê” enorme e agora o inquérito mostrou que não houve nada disso, corre uma reclamatória na Justiça do Trabalho, mas é só, então, quem vai recolher as penas espalhadas no ar em desfavor do Hotel Pieta? Bem a coisa não para, em Santa Catarina o Desembargador Jorge Borba foi alvo de investigação, acusado de manter uma mulher em condições de trabalho escravo por 20 anos. Alegou o Desembargador que tratava a mulher como um filho e mora com a família há mais de 30 anos inclusive sendo assistida porque tem surdez e é muda. Agravam-se essas ações se levarmos em conta que a Lei não define exatamente o que é “condições análogas à escravidão”. Na quinta-feira, dia 29, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Francisco de Araújo vai palestrar, no CIC, durante almoço, sobre BOAS PRÁTICAS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO, quando muita coisa poderá ser instruída e esclarecida. Esse negócio tá parecido com PANDEMIA!

CURTAS E PODEROSAS

  • NOVA ALVORADA, situada no norte do estado, entre Soledade e Nova Prata, foi eleita, pela FGSocial, a terceira cidade mais rica do Brasil. Tem cerca de 4 mil habitantes e a renda média per capita é de R$6.150,00, esta atrás só de NOVA LIMA, Minas, e APORÉ, Goiás.
  • A UCS, que deveria se chamar UNIVERSIDADE DA SERRA, conforme protocolo estabelecido no passado, parece estar numa “corrida maluca”. Quer expandir o curso de Medicina para Torres, instituiu o curso técnico Superior em Enfermagem e de Técnico Superior em Enologia, isso em Bento. Temos a Escola de Enologia e tá faltando hospital em condições de pagar o piso que o governo quer para os técnicos em enfermagem. A UCS não está levando em conta? A FERVI, dona do Patrimônio da UCS em Bento, não está vendo isso ou, eu estou completamente errado?
  • Digamos que o leitor seja um bilionário, daqueles da revista FORBES, pagaria milhões para ir, com a NASA, lá no espaço espiar a terra? E pagaria mais de um milhão de reais para mergulhar num submarino para ir ver os destroços do TITANIC? Foi o que fez o bilionário britânico Hamish Harding ao invés de “ir ver a vaca”. Tá todo mundo falecido com bilhões gastos ao procurar os “marines”. O que me dana é que o MADURO e o PUTIN não embarcaram nessa “canoa furada”! Lamentável as mortes que impressionaram e abalaram o mundo!
  • GOVERNADOR LEITE, tem quem gosta, tem quem não gosta! Mas tem que tirar o chapéu. Encaminhou os ajustes para que o estado pague o que deve a União, se não o fizesse a coisa ia ficar preta. Resolveu, bem ou mal, a concessão das estradas em situação caótica. E agora, encaminhou solução para a falida instituição chamada IPE SAÚDE, com dívida (250 milhões) assombrosa. Como se isso não bastasse, no máximo em 15 dias, estará transferindo a deficitária e incapaz CORSAN, arrematada em leilão. O Governador, em lua de mel com a Assembleia, que aprova todas suas democratizadas propostas, está recebendo até abraços e afagos do Deputado Pasin. Começa o estado a consolidar condições para investir e desenvolver. Se Leite se der bem nisso é candidato a Presidente da República.
  • Não gosto de Helicópteros, não gosto de Balões, nada contra quem gosta. BOECHARDT, o melhor jornalista do país, morreu na queda de um Helicóptero, ULISSES GUIMARÃES também. Não faz muito tempo, em Santa Catarina, na Praia Grande, um balão com 9 pessoas despencou, foram todos parar no Hospital de Criciúma. HELICÓPTEROS e BALÕES, para mim, são geringonças. Não subo neles, nem parados! Por outro lado só sobe neles quem tem dinheiro.
  • Assisti uma LIVE em que um médico sustentou, e provou, que a cerveja faz mal a saúde, ataca o fígado com seus “depósitos”. Segundo os especialistas, há vários motivos para trocar a cerveja por vinho, vejam quais são: não tem que ir ao banheiro toda hora; cerveja estufa o estômago; vinhos são mais digestivos e harmonizam com tudo; são menos calóricos; estimulam o paladar; consumir cerveja gera mais lixo; vinhos protegem o cérebro; protegem o coração; são mais gostosos e, se você estiver assistindo um jogo leve em conta de que os jogadores preferem vinho. ENQUANTO SEU LOBO (ELES NA COZINHA) NÃO VEM, VAMOS PASSEAR NA FLORESTA (COMER UMA BOA MASSA) AO MOLHO PESTO, ACOMPANHADA DE BOM VINHO? Lá vai a receita:

INGREDIENTES

  • 1 maço de manjericão
  • 2 colheres de parmesão
  • 4 nozes (ou castanha-do-pará/ de caju)
  • 1 pitada de sal
  • 1 dente de alho sem o miolo
  • Meia xícara de chá de azeite
  • 1 pedra de gelo pro manjericão ficar bem verdinho

MODO DE FAZER
Em um mixer ou liquidificador, colocar todos os ingredientes e triturar. Se necessário acrescentar um pouco mais de azeite. Está pronto.