O PARQUE OCULTO
O Parque da Festa da Uva de Caxias reabriu ao público, para os eventos e também para recreação e lazer, o turismo tem a atenção para as réplicas bem como para o restaurante TULIPA. Nosso PARQUE DE EVENTOS, era o PARQUE DA FENAVINHO. Já teve inúmeras atrações, restaurante que bombava, casa do agricultor, churrasqueiras em meio a área verde, grande frequência popular, visitação de turistas em grande escala, prática de cultura física e lazer, sumiu isso tudo, ficaram apenas os eventos. Como é possível aceitar que o patrimônio público conquistado com grande sacrifício tenha sido terceirizado apenas para eventos e não inclua lazer e recreação? Em tempos áureos de nosso Parque da Fenavinho, cheguei a contar a presença, num domingo, de 34 ônibus de turistas, Caxias tinha apenas o PARQUE DOS MACAQUINHOS, dominado por traficantes e drogados. Hoje ele é atração ao lado de outros cinco parques, inclusive um temático. O que difere Bento de Caxias, a população ou a cabeça?
O INACREDITÁVEL
Em Kentucky, nos EUA, um doador de órgãos acordou na mesa de operação no momento em que os médicos se preparavam para remover o seu coração, após terem declarado morte cerebral. A pessoa encarregada de preservar os órgãos disse que quando as enfermeiras estavam levando Thomas Hoover, 36 anos, para a sala de cirurgia “ele estava se movendo, se debatendo, tinha lágrimas nos olhos, estava chorando”. E que “o coordenador, insensivelmente insistia para que a cirurgia fosse realizada, outra funcionária do Óran Donor Affilates – KODA, afirmou que ao fazer o cateterismo pela manhã Thomas estava se debatendo”. Mesmo assim a tarde ele foi sedado e encaminhado para a cirurgia. Vários membros do KODA renunciaram e os responsáveis estão sendo investigados. Thomas sobreviveu, se recuperou e está vivendo com a irmã suportando problemas de memória, com o caminhar e falar.
Se você morrer, cuidado, você pode estar vivo. E, se você for doador peça aos familiares para fazer um “checklist”.
DECISÃO RELEVANTE
A 2ª turma do Supremo Tribunal Federal decidiu por maioria que a Justiça do Trabalho “é incompetente para julgar contratos de prestação de serviços”. Essa decisão muda muita coisa!
O JEITO DE SER
Estou vivendo, de certa forma, e com meu jeito de ser, dias sabáticos, não tenho ido a muito, mas procuro saber de tudo, inclusive acompanho, vigilante e espiritualmente, a atividade de nossas lideranças. Assim, tenho observado a radiante felicidade com que o Prefeito Diogo sustenta o resultado eleitoral e o orgulho pela confiança de 60% dos eleitores. Observo também a nova sistemática de gestão do Presidente do CIC, Carlos Lazzari, cuja atuação visa também alicerçar as instituições, através do fortalecimento e união. A solidez e integração propícia, inclusive, melhores condições para a execução de políticas públicas. Se quisermos uma NOVA BENTO precisamos primeiro formar um consenso de que NOVA BENTO queremos, buscando respostas através de constante diálogo e união.
COLHEITA DO PÊSSEGO
Pinto Bandeira está próspera e bonita. Se quiserem ver paisagens da italiana TOSCANA é lá que tem que ir. A colheita do pêssego teve sua abertura oficial no dia 26, a safra é significativa na economia do município. Em São Pedro, o pêssego também é protagonista, o Prefeito Diogo esteve lá prestigiando o início da colheita. Fruta nobre, de baixa caloria, é uma das minhas preferidas. Lá no Barracão os pessegueiros do meu pai tinham tratamento VIP. Os frutos ele ensacava um a um, os PÊSSEGOS DE NATAL eram e são deliciosos. Vez em quando eu “surupiava” um, deixava o saquinho fofo, mas vazio. Como ele monitorava a produção, lá vinha o libelo acusatório. E eu tinha uma saída: “pai, tu não leva em conta que os vizinhos possam estar comendo os pêssegos”? “In dúbio pró réu”, não é Dr. Alexandre?
O POETA JOSÉ ZORTÉA
Embora forjado na agricultura, na vida profissional. Na vida política o EX TUDO como o INTER, José Zortéa embalou seu talento musical via clarinete e desenvolveu uma veia poética. Depois do poema dedicado a Bento, brotou agora poema dedicado a MONTE BELO DO SUL. Veja a delicadeza e singeleza:
MONTE BELO DO SUL
Por José Zortéa
- INCRUSTADO NO MAIS ALTO MORRO
PROTEGIDO POR FRANCISCO DE ASSIS
ESTÁ MONTE BELO VITORIOSO
FRUTO DE UM POVO TENAZ E FELIZ! - NÃO IMPORTA DA VIDA A DUREZA
NEM QUANTO O TRABALHO NOS FAZ SUAR
“PERSISTENTE FÉ”, COM TOTAL CERTEZA!
FAZ MONTE BELO DO SUL TRIUNFAR! - DA ITÁLIA SONHANDO DESTINO
O IMIGRANTE AQUI VEIO E FICOU
CULTIVOU A VINHA, JORROU O VINHO
PROCEDÊNCIA GEOGRÁFICA “CONSAGROU” - O TANOEIRO MILIMETRA O BARRIL
TRABALHA MUITO ALÉM DO COMPASSO
NA LAVOURA TODOS COM AMOR FEBRIL
LANÇAM O GRÃO, COLHEM O POLENTAÇO
MÚSICA, DANÇA E ARTESANATO
VIVE A SOCIEDADE SEUS FESTÕES
EDUCAÇÃO O FUTURO DE FATO
SEMPRE A PRIMEIRA EM SEUS CORAÇÕES!
TUDO AZUL NO CÉU AZUL
A Empresa Aérea Azul escapou da falência, seus credores injetaram na empresa 500 milhões de dólares em nova dívida que poderá até envolver a troca de dívida por ações. A empresa se comprometeu, através de um “ajuste de conduta” ao mudar seu “modus operandi” para melhorar sua liquidez e posição financeira. Se a Azul falisse os credores perderiam seus créditos e outras empresas também iriam sucumbir. A qualquer momento o Governo Federal vai anunciar o socorro às companhias aéreas, cambaleantes desde o COVID. Falar nisso, com a abertura do SALGADO FILHO o preço das passagens aéreas a partir de Porto Alegre baixariam bastante.
A PERITAGEM TARDIA
Concluída a peritagem do caminhão conduzido pelo motorista Nicolas Pinto, 30 anos, que matou oito pessoas, jovens atletas de canoagem, foi constatado que dos dez freios da carreta funcionava plenamente apenas um. Quatro estavam desgastados e cinco não operavam. O dono do caminhão afirmou que os freios foram revisados em setembro. Isso não vai trazer os jovens de volta à vida. O que teria que ser feito? Junto a documentação dos veículos deveria estar uma prova de revisão de itens básicos de manutenção renovável a cada 6 meses, assim como um atestado de aptidão psicológica dos motoristas de caminhão, também renovável, este a cada ano. Por alguma dessas razões a cada 10 acidentes com vitimas fatais nas estradas, 5 envolvem caminhões, a estatística é minha, “é só olhar e ver”. Alerta aos senhores Deputados do Centrão. Tô falando bobagem?