O INCRÍVEL ABANDONO
Vejo, com muito pesar, o abandono da malha ferroviária que une Bento ao Vale das Antas. Da estação ferroviária até TUIUTY poderiam ser implantados transporte urbano, ciclovia e pista de passeios como Carlos Barbosa, via Tramontina, fez e é o maior sucesso pois traz qualidade de vida a população. A inviabilidade econômica, fez a MARIA FUMAÇA voltar os olhos para BENTO – BARBOSA, desistindo de JABOTICABA. TARCISIO MICHELON, Presidente da REDE DALL’ONDER, tem projetos turísticos muito valiosos e interessantes para a ferrovia até o Vale das Antas. No entanto, a direção da GIORDANI TURISMO, diz que o trecho está sob sua concessão, na verdade está sob licença de utilização, mas ela não utiliza. Assim como o Prefeito tem que olhar aquela bronca do VALE DOS VINHEDOS, que se divide entre apoiar e não apoiar novos investimentos imobiliários, tem o Prefeito que não se contentar apenas com a pavimentação do interior, mas também implantar um Projeto Turístico para Bento que inclua o aproveitamento deste ramal ferroviário com extrema urgência. Veja de perto o Projeto de Tarcísio Prefeito e, se lhe agrada, lute por ele, conclame também o Deputado Pasin que está “planando” em cima de ideias de protecionismo da região e do estado. Bento precisa ser mais, querer mais, tem que ser aquilo que deve ser em benefício das gerações futuras, de nossa qualidade de vida, que é restrita. Ouvi de algumas lideranças a reprovação pelo anúncio do Prefeito de que a Municipalidade tem 40 milhões em caixa. Argumento de que ter esse dinheiro não significa muito pois com ele, em Bento, se compraria apenas 15 apartamentos de 2 quartos na zona central, mobiliados. Anunciar esse dinheiro em caixa não faz do Prefeito um melhor Prefeito, por outro lado, “há certas obras prioritárias que a Municipalidade poderia estar executando com esse dinheiro”, argumentaram estas lideranças.
OS ENCANTAMENTOS DA MARIA FUMAÇA
No meu tempo de guri vivi, intensamente, os tempos da MARIA FUMAÇA, como meio de transporte intermunicipal, sem ênfase para os encantos turísticos da região. Embarcava, clandestinamente, com meus amigos de infância, na estação e desembarcava em Santo Antão quando, em razão da curva acentuada, a MARIA ia bem devagar. Uma vez, lembro, fui (clandestinamente) até Carlos Barbosa, interessado em ver de perto a BALDEAÇÃO para ir a Caxias, tinha que ir a BARBOSA e, de lá, apanhar outro trem. Voltei de ônibus. Em outras duas vezes, com minha vó Irene, fui a Caxias visitar meus tios. Na primeira viagem abri a janela do trem e fiquei com a cara incandescente com carvões grudados, minha avó e o guarda trem se apressaram em limpar “antes que eu pegasse fogo”, minha cara ficou toda pipocada. Na segunda viagem fiquei, ou me fizeram ficar, longe da janela. Andei muito também naqueles “carrinhos de lomba ferroviários” aqueles trumbicas que os guarda-trilhos andavam para conservar as ferrovias. O problema era o freio, tinha muito medo que não parasse então foram duas vezes e deu! Numa outra ocasião fui na viagem inaugural da MARIA FUMAÇA trajeto Bento – Jaboticaba, lideranças a bordo sob condução do José Oro que era o Secretário de Turismo. Embora a alegria de bordo em certos trechos a MARIA rateava, por pouco não tivemos que empurrar, mas que tivemos que descer, tivemos. Chegamos à Jaboticaba, uma viagem encantadora, que não teve retorno (voltamos de ônibus) pois a MARIA não teria força para subir com todo aquele contingente humano a bordo. Para o Presidente do Sindicato Rural Cedenir Postal aquele não é o trecho mais bonito, o mais bonito, sustentou ele “é aquele que antes de chegar a JABOTICABA desce a esquerda e vai parar no Passo Velho”. A utilização das ferrovias para fins turísticos está em alta em todo o Brasil. A MARIA, sem fumaça, que sai de Guaporé e vem até MUÇUM, trilhando a FERROVIA DO TRIGO está fazendo o maior sucesso, sem dúvida rivaliza como o trecho CURUTIBA – MORRETES, no litoral. Nossa MARIA FUMAÇA, de BENTO – BARBOSA, é mais acessível, seus encantos estão na animação a bordo e o circuito vitivinícola que a circunda. É preciso haver mais empreendedorismo, o simples não vai ser mais suficiente logo aí adiante.
A PEC DAS FERROVIAS
Cerca de 29 Deputados, sob liderança do Deputado Felipe Camozatto, assinaram proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permitiria ao governo do estado autorizar a construção de ferrovias estaduais que não estão interligadas com portos ou outras unidades da federação. Com isso a construção de ferrovias, ou aproveitamento das existentes creio eu, seria mais simples, rápido, e permitiria que a iniciativa privada faça investimentos que o estado (leia-se também Prefeituras) não são capazes de fazer ou não querem fazer. Hoje, o modelo vigente para as ferrovias é a concessão. Bem, não sei se o Deputado Pasin assinou a proposta mas este assunto nos interessa diretamente pelo que expus acima. A sustentação da proposta da PEC é muito interessante, vejam o que afirma o Deputado Camozatto, que é Presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias: “o modelo que estamos propondo daria celeridade para implantação de novos ramais e extensões, desregulamentação de atividades para aumentar as fontes de receita, aumento da oferta de transporte de carga e retomada do transporte de passageiros”.
A SAÚDE VAI MAL
O ex Governador do estado, Antônio Brito, e atual Presidente da Associação Nacional dos Hospitais Privados, afirmou, dias atrás, que “a saúde está ficando impagável no mundo todo, no Brasil estamos com uma bomba, a população envelhece e está adoecendo mais do que deveria porque não promovemos a saúde. A conta está ficando impagável”. Ele vê como saída “reduzir a doença através da redução da obesidade e sedentarismo”. Afirmou mais: que “o SUS está sem dinheiro e os hospitais privados recebendo cada vez menos”. Não deixa de ter certa razão o ex-governador que nos impôs aquele “famigerado” e extinto, depois de longa batalha judicial, pedágio da FARROUPILHA – CAXIAS, estão lembrados? Por outro lado, O DEPUTADO PEDRO WESTPHALEN, PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, em artigo afirmou que “Juntos, as Santas Casas, os Hospitais Filantrópicos e a rede privada acumulam mais de 70 bilhões em dívidas, fruto do sub financiamento da saúde, incluindo a defasagem da tabela do SUS.
CURTAS E PODEROSAS
- O Brasil é o pior país do mundo para se dirigir aponta estudo do site inglês COMPARE THE MARKET. Alguém tinha alguma dúvida disso? Quem viaja para fora do país volta com esta impressão. Depois de Porto Alegre, Bento é a pior cidade do estado do RS para se dirigir. Estudo de Henrique Alfredo Caprara.
- Alunos da Universidade de HARVARD, levaram a efeito estudos que concluíram que 6 hábitos podem levar uma pessoa a realização de seus objetivos. São eles: TENHA UMA ROTINA; QUESTIONE-SE; PENSE NAS POSSIBILIDADES; PASSE MAIS TEMPO AO AR LIVRE; INSPIRE-SE EM ALGUÉM e, LEIA MAIS! Assino embaixo.
- A ORQUÍDEA, da família TONDO, está investindo 200 milhões para dobrar a produção de biscoitos. DELVINO TONDO, que faleceu, fundador da empresa, detinha 70% das ações da ISABELA. A empresa foi vendida, DELVINO colocou em prática a ideia de fazer uma nova ISABELA através da Tondo, com a produção de massas e biscoitos. A empresa é um sucesso!
- Há muito tempo venho afirmando que a capacidade do povo brasileiro em comprar automóveis zero chegava ao fim. A Volkswagen mesmo estando entre as marcas preferidas do consumidor parou a produção alegando que “o mercado está saturado”, mesmo diante dos incentivos do governo que tirou dos cofres 800 milhões de reais para ajudar as montadoras através da concessão de descontos aos consumidores.
- Pesquisa PoderData (se você acredita em pesquisas vai nessa) feita de forma eletrônica com 2,5 mil pessoas, período de 25 a 27 de junho, apontou que o trabalho do Presidente LULA a testa do governo foi classificado como regular para 25% dos entrevistados. A avaliação de ótimo para bom é de 41% e de ruim/péssimo é de 32%
- O Brasil gerou 155 mil empregos em maio, 14,42% menos do que abril. Bento gerou 243 novos empregos, Caxias 500 novos. Estamos bem, de resto a região não gerou empregos.
- Vejam o que é a Privatização. O Parque Nacional, em Cambará vai ganhar uma tirolesa que terá 1.099 metros de altitude e velocidade de 30 km horários, podendo ser utilizada por até 3 pessoas. Os cabos foram colocados através “de árvore por árvore”. Bem esta é meia suma “geringonça” na qual eu não subo de jeito nenhum, no entanto, reconheço que é uma instituição de nível internacional.