Dr. Jayme, um ícone da Medicina

Eram os jogos da primavera, jogando pela Escola de Enologia fui bi-campeão de Vôlei, campeão de ping pong jogando na retrança e me aventurei na competição da “maior pirâmide humana”. Um dia, no intervalo das aulas de física treinamos a pirâmide. Na base 6 pessoas, no segundo andar 4, no terceiro andar 3, depois dois e uma no topo. Eu estava no terceiro andar, de repente a base ruiu e eu despenquei lá de cima direto com meu nariz no parquê. Tudo sob controle, até que o Professor Raimundo reiniciou a aula e eu, tranquilão, sentado no meu lugar. Aí ele lascou “Henrique tem qualquer coisa errada com teu nariz, vai até o banheiro e dá uma olhada”. Fui e constatei que entre a parte de cima e de baixo tinha uma fenda e, lá fui para o Tacchini. Chamem o Dr. Jayme, foi a “ordem de serviço”. Ele veio, era pau para toda obra, para tudo e para todos. Chegou, olhou e vieram dele palavras inesquecíveis, antes das quatro horas de trabalho para o conserto: “vou ter que caprichar senão alguém vai reclamar”. Sai do hospital com um nariz que passava a ter história, não só expedidor de “nharoco”. A pirâmide? Acabou na primeira queda, desistimos da competição. O Dr. Jayme foi onipresente na minha vida e de meus familiares, inclusive conduziu o parto de três de minhas filhas. Chegou em Bento com o irmão Rolando, que inclusive foi meu dentista até falecer em desastre de avião no caminho de Bento a Porto Alegre. Conquistaram Bento os irmãos Gudde, tornando-se ícones na medicina e na odontologia, com grandes reflexos na atividade comunitária.

A despedida

Com 95 anos o Dr. Jayme partiu porque entendeu que era hora de partir e porque Deus deve ter lhe dito “vem, com o todo orgulho que tu possa trazer, com a nobreza de teu ser e com o carisma de tua competência, vem em paz deixando o legado de tuas conquistas de respeito e admiração conquistados, de teu legado profissional do qual derivaram dois filhos excelentes seres humanos e profissionais médicos, o Henrique e o Fernando. E não te esquece de trazer teu portifólio no qual configuram um extraordinário número de partos e nascimentos de pessoas que edificaram e tornaram sustentável nosso município”. Seus seguidores estiveram com ele até os mais recentes e preciosos dias agarrado que estava no exercício da medicina da maneira mais nobre que se possa imaginar. Difícil será não configura-lo entre os melhores e mais prestigiados médicos na história da medicina de Bento, um médico humanitário, benfeitor, da família, da solidariedade humana. Quando guri, o médico da família era o Dr. Beniamino Giorgi, a partir de minha juventude os médicos da família eram o Dr. Jayme e, também o Dr. Bozzeto. Que Deus os tenha ao seu lado em posição de honra, merecedores que são de nossas renovadas preces e homenagens. Na despedida toquei as mãos abençoadas do Dr. Jayme.

A Rota dos Capitéis

Nobres da Europa cumpriam sua promessa: vencida a guerra, construíam uma Igreja em agradecimento. Não se vê capitéis pelo interior da França, Portugal e Espanha, se vê monumentais templos católicos, visitação obrigatória. Por aqui temos muitos capitéis, e muitos cemitérios que servem de morada dos nossos imigrantes. Conheço uma pessoa que, em razão de graça alcançada, construiu um capitel. Fui levado a Santa Cruz para conhecer um capitel belíssimo. Quando Fabiano Mazzotti editou um rico e valioso livro sobre os capitéis ouvi dele uma observação: “estão em mau estado de conservação, uma pena”. Pois o CIC abraçou mais esta “causa”, sob condução de seus ex-presidentes Marijane Paese e Rogério Capoani, com assistência do idealizador Adriano Miolo. Assim, se consolida o CIC como a maior Entidade Empresarial realizadora de Eventos do Estado do RS. A ideia e o Projeto são magnânimos, de abrangência regional, que passará pelo crivo da reafirmação, após as eleições, com a mudança de alguns Prefeitos. Seu lançamento foi um dos atos públicos mais prestigiados de toda a história de Bento, a sustentação financeira para sua execução impressiona. A sua dimensão é grandiosa e seu lançamento antecedeu aos atos inaugurais da EXPOBENTO/FENAVINHO. Conheci, e dei uma mexidinha com a ponta do sapato direito, no marco zero do caminho SANTIAGO DE COMPOSTELA. O CAMINHO DOS CAPITÉIS teve seu marco zero definido como em frente da IGREJA DE SANTO ANTONIO. Foram projetados, mas ainda dependem de configuração, roteiros para todos os gostos, para todas as resistências físicas, para todos os tempos disponíveis, e para todos os bolsos. É um projeto audacioso, complexo, dispendioso, moroso, cuja gestão é infinita e dependerá de muita proatividade. Acredito no Projeto e na sua sustentação financeira, tenho que acreditar, não pode dar errado. Brota dinheiro solidário em Bento para qualquer causa que se enquadre como solidária, embora estejamos sempre na dependência, para evolução significativa, de planos de governo que deverão surgir na campanha eleitoral, para o bem público, com execução por parte da municipalidade. Entre o não fazer e o fazer, mesmo diante de interpretações ou contestações eu opto sempre pelo fazer, assim mérito ao idealizador e aos condutores dos CAMINHOS DOS CAPITÉIS, vou acreditar que, a partir de agora eu veja, dado que nunca vi, um católico parar ou passar em frente a um CAPITEL para fazer o sinal da cruz ou fazer uma reza. Assim como nunca vi uma ação dos nossos religiosos no sentido de uma melhor conservação ou valorização da sua importância. Acredito até que o Projeto possa trazer uma REAFIRMAÇÃO RELIGIOSA, da Igreja Católica, Apostólica, Romana.

Visitas cheias de beleza

Fico cada vez mais impressionado com a beleza interior e exterior dessas meninas que ostentam o título e são responsáveis em transmitir os encantos de uma FENAVINHO, como o fizeram a Imperatriz ANA PAULA CORTÊS FORESTI e as Damas THAIS DALL’OSBEL CENTENARO e LIEGE SOBIRAI. Quanta simpatia, quanta beleza, quanta graça, ao trazer o convite para a abertura da festa e mostrar a alegria pelos momentos vividos como Soberanas. No piso em que elas derramaram suas lágrimas em visita ao SISTEMA S, determinei que ninguém mais pisasse, bem, se pudesse o faria. Eu disse a elas que se quisessem continuar a ganhar chocolates que me visitassem e que, se eu não estivesse, nos visitassem mesmo sem ganhar chocolates pois encontrariam DEMONSTRAÇÕES DE AFETO SABOR CHOCOLATE. Que venham as próximas soberanas com a mesma competência e, as ex soberanas que tenham sempre em mente de que “QUEM FOI RAINHA SEMPRE SERÁ MAJESTADE”. Fui visitado também por comitiva de CARLOS BARBOSA promovendo o FILÓ DO FESTIVAL DO QUEIJO e a TERCEIRA FEIRA “FEITO EM BARBOSA”, a serem realizados nos dias 19 e 20 de julho, das 17 às 22 horas, na rua coberta e no pavilhão da Tramontina, no Centro da Cidade, com entrada gratuita. A comitiva estava integrada pelo Presidente FRANCISCO GUAZZELLI, pela Coordenadora da ACI Cassiane Kafei, do Marketing da ACI Willian da Silva, pelo Assessor de Imprensa Cassiano Farina, pela SENHORITA Alessandra Sipp, das mãos de quem recebi um mimo, e da DAMA Franciele Datsch. Nessas pessoas encontrei cordialidade, finesse, simpatia, sobressaíram também a beleza e conteúdo intelectual das Soberanas. Barbosa sempre me encantou, uma cidade emoldurada pelos belos prédios e beleza cênica dos jardins da Tramontina.

Curtas e poderosas

  • EXPOBENTO e FENAVINHO pretendem faturar 50 milhões em negócios.
  • Reforma Tributária avança, Bolsonaro diz que ela vai falir o Brasil. Tem gente incompetente assim no Congresso?
  • A cidade brasileira com melhor qualidade de vida? GAVIÃO PEIXOTO, de São Paulo. A de pior? Uiramutã, de Roraima.
  • RS teve mais de 334 mil trabalhadores afetados pela enchente de maio. E, ainda temos 4 mil desabrigados.
  • VINÍCOLA AURORA projeta crescimento de 10% em 2024 e, o SICREDI, um crescimento de 23%. É a força do Cooperativismo.
  • Governo, Assembleia, Empresários, todos continuam correndo atrás de recursos para recuperar o estado. Situação humilhante.
  • Agora é trem de turismo por tudo que é lado, o que não aparece são os trens de transporte de carga, nem tampouco transporte naval, nossas riquezas continuam sendo transportadas para todo o país por via rodoviária, um atraso impressionante.
  • Em Santa Maria, derrubaram os escombrou da Boate Kiss, em cujo incêndio morreram 242 pessoas maioria jovens, e vão construir memorial. Faz mais de 10 anos que o fato ocorreu e a punição dos culpados ainda rola na justiça. Inaceitável!
  • No Brasil, mais de 500 mil crianças e adolescentes foram vítimas, em 2023, de exploração sexual.
  • Gramado vai ganhar um Hotel temático para crianças. Porque as crianças trariam os pais a Bento se são elas que estão decidindo onde ir? Para tomar vinho e comer bem? Notaram que no movimento turístico por aqui quase não se vê uma criança? Temos um projeto turístico?
  • Acho que o Governo está desistindo do Aeroporto de Vila Oliva, vai investir no atual de Caxias, no de Torres e Passo Fundo. Tô sentindo! Assim como tô sentindo que o aeroporto Salgado Filho vai voltar a funcionar em fins de setembro, reflexos negativos de seu fechamento são impressionantes.