SOMOS INTENSOS
Bento é uma cidade intensa, brotam eventos e promoções de tudo que é lado e de tudo que é forma. Até uma festa Julina reunindo os nordestinos, que aqui vivem, sob liderança do Ceará Nobre, aconteceu. A Cooperativa Aurora fez a sua, vi gente do interior dançando a quadrilha, arrastando o quadril meio desengonçado, o público aderiu. Já estive em duas no Nordeste, uma em Caruaru, em Pernambuco, outra no Ceará, fazem parte da tradição. Fico aguardando o lançamento da FESTA DOS HAITIANOS, ou A FESTA DOS VENEZUELANOS, temos um monte deles por aqui mas, dedicação aos seus festejos tradicionais que ocorrem em seu países ficam em segundo plano, o foco está em melhorias no trabalho e assistência às famílias. Conheço o Haiti, não conheço a Venezuela mas diria que estão bem melhor aqui entre nós, precisamos de trabalhadores, bons trabalhadores, “bom caráter”, diria o Véio da Havan, porque “o ensinamento a gente joga em cima”, completou ele. Não vejo nordestinos, haitianos, e nem venezuelanos, no rol dos “bad boys”, “bons meninos” eles.
CIRCULADAS
Eram três eventos na mesma noite e no mesmo horário: a homenagem a Sérgio Neves na Câmara, com a outorga do título de CIDADÃO; a posse do reeleito Cedenir Postal no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e, a inauguração do SUPERMERCADO GREPAR, unidade do SANTA MARTA. No Sindicato vi casa cheia em seu auditório, faltou lugar, vi por lá o ex-presidente e construtor da sede Mário Gabbardo, sem falsa modéstia confesso que dei um empurrão decisivo para que a construção fosse possível. Vi por lá Marijane Paese, prestigiando a presença da mãe, da Teresinha, liderança também na FEIRA LIVRE, produtora dedicada, e integrante da Diretoria do Sindicato. Depois, fui para o DI PAOLO, presença diversificada, representatividade interessante em torno de Sérgio Neves, momento dignificado inclusive pela breve presença de PAULO GEREMIA, também referência nacional no setor da gastronomia italiana e, agora, também, no agro-turismo. Vejam o que o JORNAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – ESTADÃO, escreveu a respeito do DI PAOLO: “O Di Paolo está presente em 11 cidades e quatro estados brasileiros, com unidades em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Porto Alegre, Recanto do Maestro e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Itapema (SC); Curitiba (PR); São Paulo (Vila Olímpia, Pinheiros, Lar Center e Shopping Market Place); Campinas (SP); Sorocaba (SP); São José dos Campos (SP) e Campos do Jordão (SP). O restaurante, que conta com 26 unidades e com previsão de expansão da rede em 2025, ostenta o surpreendente marco de mais de 600 toneladas de galeto servidas por ano, assim como mais 300 toneladas de polenta, totalizando, em 2024, quase 2 milhões de refeições servidas em suas lojas. Pelo alimento, o Di Paolo pereniza uma tradição histórica, gera experiências únicas e contribui para o desenvolvimento de milhares de famílias pelo Brasil, reforçando o quão fascinante a gastronomia pode ser. “A definição da grandeza está toda aí”.


O GREPAR SANTA MARTA
Não pude chegar a tempo nos atos de abertura, mas, na noite inaugural dei uma espiada, é majestoso. Depois de se instalar no LICORSUL, o GREPAR foi para o SANTA MARTA. Prédio pomposo construído com a praticidade e qualidade dos pré-moldados da MOLDER ESTRUTURAS, do casal Alan e Sandra Scomazzon. Vou, logo, logo, visitar, em detalhes, o empreendimento. PAULO BRUSCHI, é um gigante, pela cabeça dele brota prosperidade, faz a roda girar, faz lembrar meu avô que dizia “i soldi fa soldi” mas traz também prosperidade e ação comunitária. PAULO BRUSCHI, PAULO GEREMIA, EMILIANO CASTAMAN, ALEX PLISKI, compõem a clã de gestão DI PAOLO-GREPAR, em termos de Bento Gonçalves. Equipe coesa, não importa quem tem o que e do que, nos empreendimentos, agora também com a benção de SANTA MARTA.
O MONUMENTO A SOLIDARIEDADE
Da cabeça da escultora KAREN POLETTO surgiu o monumento, instalado na PRAÇA SÃO BENTO, em homenagem ao MOVIMENTO SOLIDÁRIO no socorro às vítimas da enchente de 2024. A obra conduz a interpretação e reflexão subjetiva, a inauguração foi muito prestigiada, com pronunciamentos e benção sacerdotal. Gostei dos pronunciamentos solidários e revestidos do sentimentalismo que sempre vai nos assaltar quando lembrarmos das enchentes, e do sofrimento que trouxeram.
ENTREGA DE MATRÍCULAS
Gostaria de ter estado presente, era um momento muito significativo, porque, em muitos bairros de Bento muita gente tem a posse do imóvel, mas não tem a propriedade. Um vende pra outro, o outro vende pra um, todos vendem pra todos e poucos tem escritura, e, como diz a lei, “quem não tem a escritura e registro não é dono de nada”, apenas posseiro. Me refiro a Cerimônia de entrega das Matriculas de Regularização de imóveis levadas a efeito pela Municipalidade. Conheço bem o surgimento do Bairro Eucaliptos. O imóvel era de propriedade da Construtora Ferrari, liderança de João Ferrari, foi invadido como um “enxame de abelhas”. Aí começou a luta, ação de reintegração com remoção dos posseiros ou desapropriação pela Municipalidade por interesse social? Deu uma celeuma por muito tempo e, continuada. Até que um dia o então Prefeito Fortunato Rizzardo desapropriou o imóvel e pagou o proprietário. E a paz reinou sobre todos mas as escrituras “nik fas tem” dizia meu avô que, mesmo sendo italianíssimo, arriscava o vocabulário alemão, talvez porque falar italiano, na segunda guerra, dava cadeia, pois Getúlio Vargas apoiava MUSSOLINI que apoiava a Alemanha. Se ele falava certo ou errado não importava muito, quando eu pensava que NIK era o nome de CACHORRO e FAS TEM, que NÃO IA COMER, ele logo traduzia “NADA FEITO!” Falou, tá falado, com o NONO era assim, o que vinha de lá não importava a língua, era LEI! E, FAMÍLIA QUE REZA UNIDA PERMANECE UNIDA!
50 ANOS DO SINDILOJAS
Fui presença na homenagem da Câmara ao CINQUENTENÁRIO DO SINDILOJAS, momento bem organizado. Não pude ir ao jantar baile comemorativo, soube ter sido muito prestigiado e bem festivo. Nem fui ao lançamento do LIVRO HISTÓRICO da Entidade, no Salão Nobre da Prefeitura. Tudo muito significativo, fazendo justiça ao histórico da Entidade, seus abnegados “construtores” não sem ter ao seu entorno contrariedades e percalços. Esperava mais no conteúdo do livro que tem mais documentário fotográfico atual do que um documentário do processo histórico da entidade que se perdeu no tempo. É o que eu sempre disse e volto a dizer: nos perdemos no tempo, por falta de um MUSEU DA IMAGEM E DO SOM, nossas gerações pouco vão saber sobre os construtores de nossa Bento, vide a Galeria dos Ex-Prefeitos no Salão Nobre da Prefeitura, vide a Galeria dos Ex-Presidentes do CIC; e, vide a Galeria dos nossos líderes do comércio, pouco se sabe, poderiam as nossas gerações futuras, saber mais sobre eles.
O PÓRTICO PARQUE
Da boca dos TALIAN nós temos a PORCA PIPA. Na “city” nós temos a PIPA PÓRTICO e, na FUNDAPARQUE, nós temos o PÓRTICO PARQUE, remodelado ao longo dos tempos. Agora a FUNDAPARQUE, em parceria com o SINDMÓVEIS e MOVERGS, vai por abaixo o atual pórtico e investir três milhões de reais na construção de um novo, dignificando o Parque e sua FUNDAPARQUE, que está sob a eficiência diretiva de Laudir Piccoli. A obra vai dar um “UPGRADE”, na mente dos promotores de eventos e na mente da população frequentadora do Parque. Se você é adepto da filosofia de que PODEMOS FAZER MELHOR, aí está um bom exemplo.
CURTAS E PODEROSAS
- Nesta segunda-feira, no auditório da UCS, em Caxias, O COREDE DA SERRA e o COREDE CAMPOS DE CIMA DA SERRA, vão lançar, oficialmente, o OBSERVATÓRIO DE TURISMO DA SERRA GAÚCHA, 49 municípios, e da ROTA DE ENOTURISMO ENCOSTA DO VINHO – SERRA GAÚCHA, 12 municípios da região da Uva e do Vinho. Presença do Deputado Ronaldo Santini que, como Secretário de Turismo do Estado, dá vida a Secretaria NO APAGAR DAS LUZES DO GOVERNO LEITE. Por falar em turismo na Serra Gaúcha, nesta quinta-feira, família de Curitiba veio passear, com os três filhos, nos Cânions de Cambará do Sul. A filha do casal, de onze anos, caiu no penhasco e morreu, total consternação pública.
- Ontem, em Farroupilha, foi levado a efeito o FÓRUM POLO RODOVIÁRIO DA SERRA GAÚCHA, na busca de soluções na área de infraestrutura logística da microregião. Presentes? Todo mundo, todo mundo mesmo, políticos, Entidades, Lideranças, Prefeitos. “Eta mobilização que me entusiasma!”