O Colonial de Futsal de Bento Gonçalves encerrou, na última sexta-feira, 18, a quarta rodada da primeira fase. A competição amadora entra em uma semana encurtada, apenas as categorias Livre e Veteranos vão à quadra nesta sexta-feira, 25 de julho, nas comunidades de Faria Lemos e Tuiuty nesta 5ª rodada. Neste dia, haverá o duelo decisivo entre Verissimo A e Ipiranga da Paulina, em Tuiuty, a partir das 19h30min, valendo a liderança do campeonato na categoria Livre.

Na categoria Livre, os dois times seguem na liderança: Verissimo de Matos (Verissimo A) e Ipiranga da Paulina, ambos com 100% de aproveitamento. O Veríssimo lidera com 12 pontos, enquanto o Ipiranga aparece na vice-liderança, com 9. Na parte de baixo da tabela, o 40 da Leopoldina ainda não somou pontos. Entre os Veteranos, a Eulália lidera com duas vitórias em dois jogos; na Máster, quem manda é o Vale Aurora.

O jogo que vale a liderança

O encontro mais aguardado da rodada coloca frente a frente os dois melhores do Livre: Verissimo A x Ipiranga da Paulina. O líder chega embalado da 4ª rodade após 3 a 1 sobre o Rosário na sexta, 18; o vice-líder vem de um 5 a 1 diante do 40 da Leopoldina.

“Nosso grupo de jogadores é o destaque. Futsal é muito dinâmico e você tem que rodar o time, quem vem do banco dá uma resposta muito boa”, resume Michel Silva, treinador do Verissimo A, sobre a atuação. Para ele, a regularidade nas quatro primeiras rodadas passa por “foco e determinação do grupo”.

Quanto ao confronto direto, Michel projeta “jogo muito difícil” entre “dois times de muita qualidade” e lembra que se trata da reedição das duas últimas finais. “Estamos focados e vamos tentar impor nosso ritmo”, afirma. O técnico admite preocupação com o departamento médico: “Tenho dois jogadores machucados, meu goleiro Juli e meu pivô Jeve. Mas confio muito no meu grupo; tenho certeza de que quem entrar vai dar o máximo para sairmos com a vitória”, frisa.

Do outro lado, Diego Casanova, representante do Ipiranga da Paulina, valoriza o triunfo por 5 a 1 contra o 40 da Leopoldina, mas diz que “não foi um jogo fácil”. O resultado, segundo ele, veio da “determinação e trabalho conjunto da equipe”. O invicto Ipiranga mantém o ritmo graças ao “comprometimento de treinos” e à busca constante pelo resultado positivo, como afirma Casanova.

Sobre o duelo com o líder, Diego não minimiza o peso: será “mais um jogo importante, difícil, pois estaremos jogando contra o atual campeão”. A estratégia é manter a consistência: “Esperamos estar focados e determinados em fazer um bom jogo, buscando um bom resultado.” Ainda que valha a liderança, ele evita tratar o confronto como exceção: “O grupo encara essa partida como decisiva para a nossa classificação geral, como qualquer outro jogo durante essa primeira fase”, pontua.

Ao analisar o adversário, Diego é direto: “O Verissimo é uma equipe muito forte, com bons jogadores de futsal. Nossa equipe procura desenvolver em quadra o que é treinado para dificultar a outra equipe e obter um bom resultado”, finaliza.

 O que vem por aí

  • Sexta-feira, 25 de julho — jogos das categorias Livre e Veteranos, nas comunidades de Faria Lemos e Tuiuty, a partir das 19h30min.
    • Jogo-chave: Verissimo A x Ipiranga da Paulina, valendo a liderança do Livre.

Com a tabela afunilando e os invictos frente a frente, a noite de sexta promete clima de decisão. Afinal, como lembram os protagonistas, é uma rivalidade recente que já decidiu as duas últimas finais e pode, mais uma vez, apontar o caminho de quem chega mais forte ao mata-mata.