A partir desta segunda-feira, 10 de junho, os motoristas que trafegarem pela região de Boa Vista do Sul, pela RSC-453, e outras oito localidades do Rio Grande do Sul devem se preparar para a retomada da cobrança de pedágio. Após 36 dias de suspensão devido às fortes chuvas no início de maio, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) anunciou a volta da cobrança nas praças afetadas.

As praças que voltam a cobrar tarifas são: ERS-239, em Campo Bom; ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha; ERS-235, em Gramado; ERS-235, em São Francisco de Paula; ERS-040, em Viamão; ERS-135, em Coxilha; RSC-453, em Boa Vista do Sul; e RSC-453, em Cruzeiro do Sul.

No entanto, duas praças permanecem com o pagamento suspenso até a conclusão das obras nos trechos afetados: Encantado, na ERS-130, e Três Coroas, na ERS-115.

A EGR, em nota, esclareceu que veículos transportando doações estão isentos da cobrança, desde que estejam acompanhados por veículos oficiais. Além disso, destacou os esforços em curso para a reconstrução das rodovias afetadas pelas enchentes, incluindo a reconstrução de uma ponte na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, e de dois pontos na ERS-129, em Muçum, e na ERS-115, em Três Coroas.