Nesta terça-feira, 6 de fevereiro, será realizado o Congresso Técnico do Gauchão Série A2, às 15h, no auditório da sede da federação, em Porto Alegre. No encontro, serão definidos o regulamento e a fórmula de disputa da competição estadual.
A Divisão de Acesso tem início previsto para o dia 14 de abril e se estenderá até o dia 28 de agosto. Na ocasião, o clube Esportivo será representado pelo presidente Douglas Tedesco.
Nas últimas edições, as 16 equipes foram divididas em dois grupos regionalizados com oito times, os quais jogaram entre si dentro de sua própria chave, avançando de fase os quatro primeiros colocados às quartas de final. Os últimos colocados de cada grupo foram rebaixados. Esta fórmula de disputa pode ser mantida para 2024, sobretudo por conta do menor custo para os clubes em questão de viagens.
Possíveis mudanças
Na última reunião, foi proposto a possibilidade de mudança na fórmula de disputa da primeira fase, a qual teria um grupo único, onde os clubes se enfrentariam no formato todos contra todos em um só turno, classificando-se os oito primeiros colocados ao mata-mata. Com os dois últimos colocados sendo rebaixados à Segunda Divisão, modelo muito parecido com o já usado no Campeonato Gaúcho.
A pré-temporada do Esportivo tem seu início previsto para a primeira semana de março. Até então, o clube bento-gonçalvense anunciou seis contratações. Porém segundo a direção, já contam com mais de dez atletas acertados para integrarem o elenco na disputa da Divisão de Acesso de 2024.
Imagem: Arquivo