Se você decidiu adotar um hamster, há informações extremamente importantes para lhe ajudar a cuidar corretamente do seu novo pet. Confira:

  • Escolha a gaiola perfeita para o hamster

A gaiola deve ser adquirida antes ou no momento em que o hamster foi adotado. Assim como os humanos, esse roedor gosta de separar a sua casa por cômodos, ou seja, eles criam áreas separadas para comer, dormir e praticar atividades físicas. Por essa razão, ela precisa ter um tamanho considerável, pois é lá onde o hamster passará a maior parte do tempo.

Uma gaiola de arame com tubos para diversão, por exemplo, possui todos os pré-requisitos para manter um hamster saudável. Ela é espaçosa e dividida em áreas específicas para dormir, se exercitar, comer e fazer as necessidades. Falando em sujeiras, a casinha do pet deve ser higienizada com frequência.

  • Ambiente correto

Em relação ao ambiente, é preciso ter certa atenção na hora de escolher onde a gaiola ficará. Os hamsters preferem temperaturas mais amenas, entre 18 e 24 graus. Lugares onde o sol bate frequentemente ou com fortes correntes de vento precisam ser evitados. Vale destacar que temperaturas extremas podem ser fatais para eles.

  • Cuidados na alimentação do hamster

Todos os pets, sem exceção, devem ter uma alimentação nutritiva e balanceada, e com os hamsters não deve ser diferente. As rações específicas possuem todos os nutrientes essenciais para eles. Ainda assim, esses roedores precisam ter um cardápio variado, com frutas, legumes, verduras, entre outros.

  • Exercícios para hamster

De forma diferente dos outros pets, os hamsters conseguem se exercitar sozinhos e sem sair da própria casa, claro, desde que tenham os produtos certos. Um gira-gira se encaixa perfeitamente dentro da gaiola e é uma ótima alternativa para satisfazer o instinto de corrida da espécie. Escadas e tubos também são úteis para fornecer atividades para o roedor. Fora isso, os pais humanos devem deixar o pet livre em alguns momentos do dia.

  • Socialize o seu hamster

Por último, mas não menos importante, os hamsters geralmente são bastante amigáveis e gostam de interações com humanos, mas isso não tira a necessidade de socializá-los desde cedo. Expor o roedor a pessoas, pets e lugares diferentes o dará uma boa bagagem de relacionamentos para que se comporte da maneira certa e não seja agressivo. Lembre-se de que eles são presos na natureza e qualquer movimento brusco pode aterrorizá-los e, consequentemente, atacar.

Fonte: www.petlove.com.br