Presidente Lucena, município com pouco mais de 6 mil habitantes na Serra Gaúcha, foi destaque nacional ao figurar entre as dez melhores cidades do Brasil para se viver. O reconhecimento veio por meio do Índice de Progresso Social (IPS) 2025, divulgado pelo Instituto Imazon, que colocou a cidade na 6ª colocação do ranking.

O IPS avalia os 5.570 municípios brasileiros com base em 57 indicadores sociais e ambientais, agrupados em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Presidente Lucena alcançou nota geral de 70,07, com destaque para o índice de Necessidades Humanas Básicas, em que obteve 86,02.

A cidade chama atenção pelos investimentos acima da média nacional em saúde e educação. Enquanto a exigência mínima legal é de 15% e 25% do orçamento, respectivamente, o município investe 19% em saúde e 29% em educação. Como resultado, todas as crianças da cidade estão matriculadas em instituições públicas – do berçário ao Ensino Médio –, e não há escolas particulares em funcionamento.

No ranking geral, Presidente Lucena ficou atrás apenas de cinco cidades paulistas: Gavião Peixoto, Gabriel Monteiro, Jundiaí, Águas de São Pedro e Cândido Rodrigues. No Rio Grande do Sul, é o município com melhor colocação. Picada Café, também na Serra, aparece na 50ª posição nacional.