Após um fim de semana de calor intenso, a formação de um ciclone no Rio Grande do Sul deve provocar uma mudança significativa no tempo a partir desta segunda-feira (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para todo o estado, enquanto a MetSul Meteorologia classifica o sistema como um evento incomum, com previsão de chuva intensa e ventos fortes nos próximos dias.

O Inmet publicou um alerta vermelho de grande perigo para tempestades, válido a partir do meio-dia desta segunda até o fim da terça-feira (9). A previsão indica chuva superior a 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. As áreas sob risco incluem o Sudoeste, Noroeste, Centro Ocidental, Centro Oriental, Sudeste, Nordeste e a região Metropolitana de Porto Alegre, além da Serra.

Todo o Rio Grande do Sul também está sob alerta amarelo de perigo potencial, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos de 40 a 60 km/h e granizo. Os avisos se estendem ainda a Santa Catarina e Paraná.

Segundo a MetSul, o ciclone deve atuar no Sul do Brasil entre esta segunda e quinta-feira (11). A meteorologia destaca que o fenômeno é atípico pela época do ano, pela formação em solo continental, pela intensidade prevista, pela trajetória irregular e pela pressão atmosférica muito baixa.

A previsão indica que o sistema começa a se formar nesta segunda, trazendo instabilidade ao Centro-Sul do país. O cenário deve se intensificar no Rio Grande do Sul entre terça (9) e quarta-feira (10), com potencial para tempestades severas, chuva extrema e ventos capazes de causar danos e interrupção no fornecimento de energia. A tendência é de que o ciclone se afaste gradualmente a partir de quinta-feira (11).

Mapa de alertar do INMET. Foto: Reprodução/INMET