A segunda-feira, 17, será de tempo instável na maior parte do Rio Grande do Sul. Inclusive, em algumas regiões, há previsão de chuva de intensidade forte. Isso ocorre em razão de uma frente fria que avança pelo estado, favorecendo a formação de nuvens carregadas. Além disso, as condições de vento, em vários níveis da atmosfera, garantem o predomínio do tempo chuvoso na região, que já provoca problemas com enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.
Em Santa Tereza, por exemplo, o rio Taquari já saiu de sua calha e começa atingir as primeiras residências da cidade.
Em Bento Gonçalves, a segunda-feira começou com céu fechado e sem chuva. A precipitação forte deu uma trégua no final da tarde de domingo, 16. Desde então, não houve registros de precipitações fortes. Para hoje, a previsão estima que ainda chova cerca de 50 milímetros e os termômetros fiquem entre 15ºC e 20ºC.
Para a terça-feira, 18, a instabilidade deve perder força. No entanto, ainda estão previstas pancadas pela região.
Apesar da trégua, a chuva retorna na quarta-feira, 19, de forma mais intensa em todo o Rio Grande do Sul, já que a chegada de uma nova frente fria provoca instabilidade na maior parte das regiões. Na quinta-feira, 20, último dia antes do início do inverno, a previsão é de que a chuva perca força e o sol volte a aparecer, porém, de forma tímida.
A expectativa é de que o tempo fique firme somente na sexta-feira, 21.