Com o enfraquecimento da frente fria que atuava sobre o Rio Grande do Sul, a instabilidade retorna ao estado nesta quarta-feira, 3 de julho. Segundo a meteorologia, a situação é considerada normal para este período do ano. Conforme as informações, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, provocando pancadas de chuva fraca e garoa em diferentes regiões, sem expectativa para grandes volumes.
Segundo a Metsul Meteorologia, a instabilidade será consequência do avanço de ar mais quente em altitude, responsável pelas máximas acima de 25ºC na tarde de segunda-feira, 2 de julho, principalmente nas regiões dos Vales e no Noroeste. A expectativa é de que hoje as chuvas de hoje devem afetar mais a faixa central do estado, o que inclui cidades como Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Pode chover ainda em alguns pontos da Metade Norte. Não estão descartadas aberturas de sol na parte Sul do estado.
Em Bento Gonçalves, desde as primeiras horas da manhã houve registro de chuva fraca, sem informações de volumes elevados. Para hoje, o cenário deve seguir com períodos de nebulosidade e chuva pontual. As temperaturas na Capital Nacional do Vinho devem ficar entre 9ºC e 20ºC.
Para a quinta-feira, 4 de julho, os prognósticos indicam que a instabilidade ganha força e se espalha em parte do Rio Grande do Sul até o final de semana. No entanto, os indicativos até o momento apontam para precipitações baixas, sem indicativo de elevação dos rios na região da Serra, Vales e Metropolitana, já que as previsões indicam para volumes acumulados de, no máximo 50 milímetros ao longo dos próximos dias.
Conforme a Metsul, a chuva deve atingir mais a região de Uruguaiana até Porto Alegre, além de cidades da Metade Sul mais próximas do Centro do estado e vários municípios da Metade Norte.