O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu no domingo, 14, dois alertas de perigo para o Rio Grande do Sul, prevendo a ocorrência de chuvas fortes no estado até o fim da terça-feira, 16. As condições climáticas adversas são esperadas principalmente para a segunda-feira, 15, com tempo instável e alerta de temporal em algumas regiões.
Conforme a meteorologia, para o início da semana, a previsão é de tempo instável em todo o território gaúcho. Na faixa oeste, é esperada muita nebulosidade e chuva frequente, com possibilidade de temporais. Nas demais áreas, prevê-se céu nublado, chuva e poucos momentos de sol. Os maiores volumes de chuva devem ser registrados nas regiões das Missões, Sul e Campanha.
Em Bento Gonçalves, o dia começou a presença do sol. No entanto, a forte nebulosidade deve predominar ao longo do dia. Para hoje, as temperaturas na cidade devem ficar entre 20ºC a 26ºC.
Na terça-feira, a instabilidade persistirá devido à formação de um ciclone extratropical e à presença de um cavado meteorológico sobre o estado. Nas regiões Norte, Serra e Porto Alegre, a chuva pode iniciar pela manhã e estender-se até a noite, com períodos intercalados de melhora. No oeste, a previsão é de variação na nebulosidade, sem chuvas significativas.