Após um dia de intenso calor em diversas regiões do Rio Grande do Sul, a previsão para esta quinta-feira, 7 de novembro, é de mudança no tempo com a chegada de chuva e temporais isolados. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade é provocada pelo deslocamento de um centro de baixa pressão que se forma no Nordeste da Argentina e do Paraguai, e que avança para o Sul do Brasil. Este fenômeno deve trazer pancadas de chuva e risco de temporais localizados, com possibilidade de granizo e vendavais.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com céu nublado e sensação de abafamento, característica do ar quente e úmido que precede a instabilidade. A previsão é de que ao longo do dia o município experimente pancadas de chuva intercaladas, com possibilidade de tempestades isoladas em algumas áreas da cidade. A ocorrência de chuvas fortes e temporais severos é esperada, mas de forma localizada, ou seja, não atinge todo o estado de maneira generalizada.

Os termômetros em Bento Gonçalves devem registrar variação entre 18ºC e 23ºC, com destaque para a sensação térmica mais elevada no início do dia, devido à umidade e ao calor. Segundo especialistas, a instabilidade trazida pelo centro de baixa pressão pode causar chuvas intensas em alguns pontos, com risco de granizo e ventos fortes, principalmente no período da tarde e início da noite.

Apesar da previsão de clima severo, não é esperado que os temporais se estendam para todas as cidades da região Sul. A ocorrência de tempestades deverá ser mais pontual e localizada, sendo impossível prever com exatidão quais áreas serão mais afetadas.

Para a sexta-feira, 8 de novembro, a previsão é de que o tempo melhore gradualmente. O dia começará com céu nublado e chuva durante a manhã e no começo da tarde, mas as nuvens devem dar lugar ao sol conforme a tarde avança. As temperaturas devem variar entre 14ºC e 20ºC, proporcionando um alívio após o calor intenso dos dias anteriores.