Uma frente semi-estacionária deve traze de volta a chuva no Rio Grande do Sul. Além disso, uma massa de ar frio, de origem polar com tempo invernal deve cobrir o estado durante toda a semana, trazendo queda brusca nas temperaturas e possível registro de neve em pontos altos. Apesar das expectativas, não há previsão de aumento considerável do nível dos rios e consequentes alagamentos. Segundo a meteorologia, períodos de chuva são muito comuns nesta época do ano.
Nesta segunda-feira, 5 de agosto, a previsão, segundo a Metsul Meteorologia indica ainda chuva com baixos volumes na maior parte dos municípios. Em Bento Gonçalves, o céu fica parcialmente encoberto, com períodos de sol, intercalados com nebulosidade.
A previsão indica para hoje em Bento Gonçalves, temperaturas entre 16ºC e 25ºC. Há possibilidade de pancadas de chuva durante à noite, porém, em volumes baixos.
Na terça-feira, 6 de agosto, a previsão indica leve melhora no tempo. Ainda há possibilidade de precipitações em cidades da região. Os termômetros pouco mudam. Em Bento Gonçalves, as máximas podem chegar aos 28ºC.
O cenário começa a mudar na quarta-feira, 7 de agosto, quando chove em grande parte do estado e forte em algumas áreas. Na quinta, 8 de agosto, uma massa de ar frio de muito forte intensidade vai começar a deslocar a frente rapidamente para o Norte com a chuva atingindo Santa Catarina, Paraná e partes do Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas em parte do dia ainda pode chover com baixos volumes em áreas do Rio Grande do Sul.