O cenário meteorológico da sexta-feira, 9 de agosto, traz um alívio das chuvas e um mergulho nas baixas temperaturas para a Serra Gaúcha. O avanço de uma massa de ar polar está promovendo uma queda acentuada no termômetro e mantendo o calor bem distante.
Após dias de chuva, o sol começa a reaparecer, mas será visto apenas em meio a nuvens, especialmente na região dos Campos de Cima da Serra, onde a possibilidade de formação de geada é uma preocupação real. Em Bento Gonçalves, o dia iniciou com predomínio do sol, mas a expectativa é de que as temperaturas permaneçam baixas, variando entre 5ºC e 11ºC ao longo da sexta-feira.
Temperaturas e previsões para o fim de semana
A tendência é que as madrugadas do fim de semana, especialmente entre hoje e sábado, 10 de agosto, tragam ainda mais frio. As previsões indicam que marcas de um dígito serão comuns em todas as regiões do estado, com uma sensação térmica de inverno mais rigoroso.
Apesar da baixa probabilidade, a meteorologia não descarta a possibilidade de registro de neve na Serra. A atmosfera estará suficientemente fria para permitir o fenômeno, embora a precipitação seja esperada em volumes muito baixos. Uma baixa fria segregada, conhecida como uma bolha de ar muito frio em altitude, avançará pelo Leste gaúcho entre a sexta e o início do sábado, trazendo nuvens e intensificando o frio, com a chance de precipitação fraca em alguns pontos.