As esperadas estruturas da nova ponte que vai interligar os municípios de Bento Gonçalves e Cotiporã finalmente chegaram ao local de instalação. Imagens divulgadas nesta sexta-feira, 11, mostram a descarga de parte da estrutura metálica na margem do rio pertencente ao município de Cotiporã, marcando um passo significativo na execução da obra.
A antiga ponte sobre o Rio das Antas, que tinha acesso pela RS-431, foi destruída pelas chuvas intensas que atingiram a região em maio. Agora, a nova estrutura está prevista para ter sua montagem iniciada em 21 de outubro. O engenheiro Jeferson Dal Bello, responsável pelo projeto e idealizador do programa Pontes do Sul, que envolve as empresas JB Engenharia e Alsus Infra, explicou que a nova ponte contará com 60 toneladas de aço e permitirá a passagem de um veículo por vez, assim como a estrutura anterior.
Dal Bello comentou sobre o processo de montagem das novas estruturas. Segundo ele, as peças são rigorosamente inspecionadas com análise de ultrassom antes de serem embarcadas para o destino final. “Depois da checagem das soldas, estando tudo certo, as peças são encaminhadas para pintura. Estamos dentro do cronograma”, afirma o engenheiro.
A nova ponte terá um total de 115 metros de extensão, já que a estrutura antiga precisou ser demolida devido aos severos danos causados pelas últimas enchentes na região. A previsão de entrega estipulada nos contratos é de 120 dias, e, considerando o comportamento do clima até agora e os trabalhos que já foram realizados, a estimativa está mantida.
Com a chegada das estruturas, a expectativa é que os trabalhos avancem rapidamente, trazendo benefícios para a população local e fortalecendo as conexões econômicas e sociais entre Bento Gonçalves e Cotiporã.
Fotos: Reprodução