Neste último sábado, 14 de maio, o Departamento do Bem-estar Animal, da Prefeitura de Bento Gonçalves, realizou a segunda etapa do mutirão de castrações em animais, como cães gatos. Desta vez, a ação, que já foi realizada anteriormente no bairro Zatt, esteve presente no Vila Nova II. Cerca de 70 animais foram encaminhados para os procedimentos nas clínicas cadastradas.
O objetivo do poder público, ao realizar esses mutirões, é buscar animais em situação de rua pelos bairros de Bento Gonçalves para que sejam devidamente castrados. Com isso, evita-se a reprodução inconsequente desses animais, o que pode gerar ainda mais abandonos desses cães e gatos.
Para que seja feito o mutirão, a Secretaria Municipal de Saúde realiza um mapeamento do bairro. Agentes comunitárias ajudam nessa elaboração, que põe em destaque pontos estratégicos para a ação do departamento. A prefeitura ainda não divulgou qual será o próximo bairro contemplado.
De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, o poder público já castrou cerca de 1.800 animais. “Estamos com um trabalho intenso para as castrações, e buscando os animais de rua para o procedimento. É um trabalho que inicia na semana com as agentes de saúde, e hoje [14/5] é concluído com a presença das clínicas cadastradas e nossas equipes”, afirma.