Enquanto quase quatro milhões de trabalhadores nascidos em março e abril já tiveram acesso ao pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), um alerta é lançado para aqueles que ainda não retiraram o benefício. Este é o terceiro grupo a receber o abono, cujo pagamento teve início em fevereiro, contemplando os nascidos em janeiro e fevereiro.
No entanto, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal, cerca de 26,2 mil trabalhadores que fazem aniversário nos dois primeiros meses do ano ainda não sacaram o valor a que têm direito. O prazo para a retirada do dinheiro se estende até dezembro, mas é importante estar atento, pois os valores não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O abono do PIS 2024 tem como ano-base 2022, e têm direito ao benefício os trabalhadores que, entre outros critérios, receberam até 2 salários-mínimos de remuneração mensal naquele ano. O valor do benefício varia conforme a quantidade de meses trabalhados, podendo variar de R$ 118 a R$ 1.412.
Para verificar se já recebeu ou se terá direito ao benefício, o trabalhador pode consultar a Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br. Aqueles que possuem conta corrente ou poupança na Caixa recebem o crédito diretamente na conta. Já os que não são clientes do banco podem sacar o PIS com o Cartão Social nos terminais de autoatendimento das agências da Caixa, nas casas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.
Até agosto deste ano, está prevista a liberação do PIS 2024 para quase 22 milhões de trabalhadores. Vale ressaltar que servidores públicos têm direito a um benefício similar, chamado Pasep, cujo pagamento é realizado pelo Banco do Brasil. Este ano, o Pasep contemplará pouco mais de 2 milhões e 891 mil servidores em todo o país.