A centenária imagem de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, retornou ao seu local de origem na manhã de sexta-feira, 22, após 122 dias de restauro. Confeccionada pelo artista Estácio Zambelli em 1922, a estátua de 1,6 metros de altura é uma das principais marcas da Igreja Matriz, atualmente Santuário Santo Antônio.

A retirada da imagem aconteceu no dia 1º de agosto de 2024, quando foi encaminhada ao Kerigma Atelier e Arte Sacra para um cuidadoso processo de restauração. O motivo da intervenção foi o desgaste provocado pela umidade e pela deterioração da pintura e do gesso da imagem, que ao longo dos anos havia perdido parte de sua estética original.

O restauro foi realizado com base em técnicas especializadas, buscando preservar a beleza e a história da obra, mantendo suas características originais. Um dos destaques da restauração foi a recuperação da cor original da vestimenta do Menino Jesus, que aparece no braço de Santo Antônio, com a tonalidade azul esverdeado restaurada.

Este foi o quarto restauro realizado na estátua desde sua criação. A última intervenção havia ocorrido entre 2013 e 2014, durante o processo de reforma e restauro do próprio Santuário, e agora a imagem retorna ao altar em um momento especial para a comunidade católica da cidade.

O retorno da imagem também marca as celebrações dos 90 anos da elevação da Igreja Matriz à categoria de Santuário Diocesano, comemorados ao longo deste ano. A data, celebrada com uma série de eventos, foi uma oportunidade para reforçar a importância histórica e religiosa da imagem de Santo Antônio para Bento Gonçalves e para a Diocese.

Foto: Felipe Padilha / Reprodução