Edição de número 77 é realizada na comunidade do 8 da Graciema, unindo fiéis de várias cidades da região

A devoção a Nossa Senhora transparece na celebração da comunidade, localizada no Vale dos Vinhedos, e que nesse domingo, 7 de julho, realizou a 77ª festa em honra à Nossa Senhora das Graças, na Sociedade Recreativa e Cultural 8 da Graciema. A comemoração, que teve início às 10h30min, com a missa na capela, continuou com o almoço, que reuniu mais de 500 pessoas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Porto Alegre e região.



A entrada dos festeiros com a santa mobilizou todo o salão com fiéis

A comunidade se uniu para organizar a festa, o vice-presidente Roberto Batistello comenta sobre o trabalho realizado. “Esse dia é muito especial para todos nós, que trabalhamos e organizamos. Toda comunidade fica envolvida, faz um pouquinho daqui e as coisas acontecem. O trabalho faz bem para nós e para quem vem ajudar. Ele é cansativo, mas, ao mesmo tempo, a gente fica leve, faz bem. Todo mundo sai daqui bem alimentado, não só pela comida, mas espiritualmente”, relata.

Uma característica presente nos devotos é a fé que é passada de pai para os filhos, como é o caso do coordenador de eventos da comunidade, Moacir Perin. “Sempre fui devoto de Nossa Senhora das Graças porque nasci nessa comunidade. Os meus pais sempre colaboraram com a sociedade e com a festa e segui os passos deles. Hoje, já em função da idade, eles não participam mais, mas sempre me apoiaram para contribuir com o evento”, conta.

Para o presidente da comunidade, Gilmar Adriano Carraro, não é diferente. “Durante toda minha vida fui devoto. Meus pais são desta região e sempre se dedicaram a ajudar e colaborar com a comunidade, e nós continuamos esse legado junto com toda a diretoria”, comenta.

Segundo o presidente, o valor arrecadado com os ingressos do almoço será destinado a manutenção dos locais da comunidade, que incluem o salão de festas, a igreja, o cemitério, o campo de futebol e o estacionamento.

Festeiros

Os casais de festeiros foram: Anderson e Franciele Carraro, Tainá Anderle e Mateus Dalla Corte

Os festeiros também foram responsáveis pela organização e realização da festa em honra a padroeira da comunidade. O convite partiu da administração da Sociedade, e contou com os casais Anderson e Franciele Carraro, Tainá Anderle e Mateus Dalla Corte.

Para Franciele Carraro, a experiência é nova e recompensadora. “É minha primeira vez como festeira. Foi uma experiência nova e de certa forma muito gratificante, ao ver as pessoas elogiando a comunidade, porque sabemos muito bem de todo o trabalho que está por trás dessa festa. Acredito que o pessoal é muito engajado aqui.Vi isso nas pessoas, que vestem a camisa, realmente se esforçam para que tudo ocorra da melhor forma possível, desde a organização até a missa, enfim, é muito gratificante fazer parte disso”, comenta.

Comunidade unida

Para quem não é do bairro, mas foi prestigiar a festa, o sentimento é de acolhimento. Devota de Nossa Senhora, Dona Luci Salete Alberci Schenato participa sempre que pode das missas e fala sobre a Santa. “É a mãe de Jesus e temos muito carinho ao entregar os filhos sob sua proteção, para que ela cubra com seu manto”, conclui.