O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (6) os dados do Censo Demográfico 2022 com um panorama inédito sobre o perfil religioso nos municípios brasileiros. Em Bento Gonçalves, o levantamento confirma a predominância da fé católica, mas também revela uma sociedade religiosa mais diversa.

De acordo com os dados, 73,47% da população de Bento Gonçalves se declara Católica Apostólica Romana. Apesar de ainda majoritária, essa proporção reflete a tendência nacional de queda da presença católica no país. Em 2010, os católicos representavam 64,6% da população brasileira — em 2022, são 56,7%, o menor índice já registrado desde o primeiro Censo, em 1872.

Em contrapartida, o número de evangélicos em Bento Gonçalves também acompanha o movimento nacional de crescimento. Na cidade, 16,69% da população se identifica como evangélica. No Brasil, o grupo passou de 21,6% para 26,9% da população entre 2010 e 2022. A nível nacional, os evangélicos já são o grupo religioso mais numeroso em 244 municípios.

Outras crenças aparecem em menores proporções no município serrano. O espiritismo reúne 1,55% dos moradores, enquanto 1,22% se declaram adeptos de religiões como umbanda ou candomblé. Pessoas que seguem outras religiosidades somam 2,14%. Já 4,93% dos moradores disseram não ter religião.

As tradições indígenas não foram registradas no município e, segundo o levantamento, não houve pessoas que declararam não saber ou optaram por não informar sua crença.

O novo recorte do Censo marca a primeira divulgação oficial com dados por cidade desde 2010. Embora não traga detalhes sobre denominações dentro dos grupos — como diferentes igrejas evangélicas —, o IBGE informou que esse nível de detalhamento poderá ser disponibilizado futuramente.

Fonte: G1

Foto: Ana Cristine Ferrari