Especialistas atribuem a alta ao inverno prolongado registrado neste ano.

O Brasil registrou aumento significativo nos casos e nas mortes pelo vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, entre janeiro e 20 de outubro de 2025. Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos cresceram 61,4% e os óbitos 64,6% em comparação ao mesmo período de 2024. Especialistas atribuem a alta ao inverno prolongado registrado neste ano.

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças com menos de dois anos, causando inflamação nos bronquíolos, pequenas vias aéreas dos pulmões.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada cinco crianças infectadas pelo VSR necessita de atendimento ambulatorial, e uma em cada 50 é hospitalizada no primeiro ano de vida. No Brasil, aproximadamente 20 mil bebês menores de um ano são internados anualmente por complicações da doença.

No SUS, ainda não há vacina contra o VSR para o público infantil, mas a imunização será ofertada a partir da segunda quinzena de novembro para gestantes a partir da 28ª semana, em dose única, garantindo proteção aos recém-nascidos nos primeiros meses de vida.

Além disso, o anticorpo monoclonal nirsevimabe, indicado para bebês prematuros menores de 37 semanas e crianças de até dois anos com comorbidades, será incorporado ao SUS a partir de fevereiro de 2026. A medicação impede a entrada do vírus nas células e reduz o risco de infecção grave, sendo dispensada diretamente nas maternidades.

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação e da atenção aos sintomas respiratórios em crianças pequenas, principalmente nos meses mais frios, quando a circulação do VSR tende a se intensificar.

Foto: Breno Esaki/ Agência Saúde-DF