Tipo de micose é causada por um fungo que vive no solo e pode causar, principalmente, doença de pele em gatos e seres humanos

Pelo menos cinco gatos tiveram diagnóstico positivo para esporotricose em Bento Gonçalves. A informação foi confirmada pelo Departamento Bento Pet. De acordo com o órgão, a esporotricose é um tipo de micose causada por um fungo que vive no solo e pode causar, principalmente, doença de pele em gatos e seres humanos.

A contaminação com a micose ocorre por meio de arranhões ou mordidas de animais doentes. Já os gatos podem contrair a doença, principalmente, a partir de feridas que ocorrem durante brigas com outros gatos infectados. “Nossa preocupação é que as pessoas possam identificar os sintomas e encaminhar os animais para tratamento imediatamente. A esporotricose é uma zoonose e precisa ser cuidada, pois prejudica tanto animais, quanto humanos”, destaca a coordenadora do departamento Michele Segatto.

Conforme a coordenadora, os animais feridos receberam tratamento e seguem em monitoramento.

Sintomas

O tutor dos gatos devem ficar atentos ao aparecimento de nódulos (caroços) e feridas, principalmente na região do focinho, patas e cauda; feridas que não cicatrizam; espirros, falta de ar e secreção nasal; perda de apetite e emagrecimento.

Nos humanos, costuma aparecer como um ou vários nódulos, que podem evoluir para lesões na pele. Ainda são sintomas: tosse, falta de ar, dor ao respirar, febre e dor ao se movimentar.

A Esporotricose costuma ser uma doença de longa duração, que pode ser muito grave. O tratamento deve ser iniciado rapidamente e aplicado da maneira correta, pois quando isso não acontece a doença pode levar à morte de animais e também de pessoas.