Bento Gonçalves sedia, nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de abril, o principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras. Prefeitos, gestores e servidores de cerca de 100 cidades do Estado estão reunidos na Fundação Casa das Artes, para tratar sobre inovações que resultem na melhor prestação dos serviços público, durante o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e prefeitura de Bento Gonçalves.
A abertura oficial contou com a presença do diretor da Rede de Cidade Digital, José Marinho, prefeito de Campo Bom e representando a FAMURS Luciano Orsi, prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, presidente da Câmara de Vereadores Rafael Pasqualotto e demais autoridades.
Além das iniciativas implantadas nas Prefeituras de Bento Gonçalves, Campo Bom, Canela, Esteio, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana, o congresso, traz apresentações do que tem sido feito na área de governos digitais nos municípios de Guarapuava (PR), Palhoça (SC) e Perolândia (GO).
A diretora do Departamento de Difusão da Transformação Digital no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Loyane Tavares, também participou do evento com a palestra inicial.
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira apresentou o case “Bento Gonçalves mais tecnológica e digital” destacando as ações realizadas no Município na área. “É um privilégio estar aqui discutindo um tema tão importante quanto o uso da tecnologia e da inteligência digital nas nossas cidades. A troca de conhecimento com quem coloca a mão na massa todos os dias é uma oportunidade única e, certamente, cria um ambiente que transpira inovação e que vai nos ajudar muito”, disse.
Bento Gonçalves tem, nos últimos anos, implementado uma série de soluções inteligentes e integradas a partir da tecnologia e do digital. Na saúde foi implantado o prontuário eletrônico e acesso online aos exames. Na educação, a matrícula passou a ser online, o desempenho dos alunos é analisado através de dados e o material escolar foi padronizado. Na segurança, são 99 câmeras de vídeomonitoramento, 80 sendo instaladas nas escolas e câmeras corporais para Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito.
“A digitalização dos processos nos ajuda a construir dados e com dados a gente toma melhores decisões. Isso acontece porque, assim, temos condições de acompanhar os cenários em tempo real. Isso nos permite ir ajustando o que precisa ser ajustado durante a rota e não apenas ao final de um ciclo“, ressalta o prefeito.
Os serviços para o cidadão também podem ser acessados pelo atende.net. Os documentos internos são tramitados através do Siga-doc proporcionando mais agilidade e economia. Além de outras inovações em andamento.
Durante o evento também é realizada feira de soluções tecnológicas disponíveis pelas empresas parceiras do evento.
Prefeitos e Projetos Inovadores
Durante o Congresso, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega dos títulos de Prefeito Inovador 2023 e Projeto Inovador 2023. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.
O 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes tem o apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Estado (FAMURS), da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), do Sebrae e das Associações Regionais de Municípios Amesne, Amzop, Ampla, Azonasul e Amvag. O Dall’Onder Grande Hotel é o hotel oficial do evento.
A programação do evento pode ser acessada no http://sympla.com.br/rcd
Fotos: Rodrigo De Marco