A Associação Bento-gonçalvense de Capoeira (ABGC) teve um fim de semana histórico no Rio de Janeiro, durante o XV Jogos Mundiais da ABADÁ-Capoeira, considerado o maior evento da modalidade no mundo. Realizado entre os dias 19 e 24 de agosto, o encontro reuniu atletas de mais de 70 países e contou com congressos técnicos, seminários, cursos de capacitação e competições de alto nível.
Os capoeiristas de Bento Gonçalves se destacaram em diversas categorias, trazendo medalhas, troféus e reconhecimentos que enaltecem o trabalho desenvolvido pela entidade.

Entre os grandes resultados, Eduardo Pastorelo (Graduado Suspiro) conquistou o título de campeão mundial na categoria D – Peso Gunga (Azul/Verde), além de levar premiações de melhor corda Azul e Verde, melhor jogo de Benguela, melhor jogo de Siriúna e melhor jogo de São Bento da Abadá.

Eduardo Partorelo (Graduado Suspiro), Vinícius Giordani Rabello (Graduado Prancha), Ezequiel Cabral Camargo (Instrutor Zica), Luan Lucas de Barba (Professor Cordilheira), João Cassiano Carvalho (Instrutor Leve), Leiner Gomes dos Santos (Graduado Gorpo), Emerson Valério E. de Arruda (Graduado Obama), Wesley da Silva Rodrigues (Graduado Dobermann), Kelvi Nunes (Qualquer), Pedro Henrique R. Prudêncio (Graduado Cogumelo).

Outro destaque foi João Cassiano Carvalho (Instrutor Leve), que alcançou o 3º lugar na categoria C – Peso Médio (Verde/Roxa). Ele também recebeu o reconhecimento de melhor jogo de Suriúna, melhor jogo de São Bento da Abadá e ainda foi homenageado por sua contribuição na organização do evento.

O professor Luan Lucas de Barba (Cordilheira) garantiu o 4º lugar na categoria A – Peso Gunga (Marrom/Vermelha) e teve sua trajetória celebrada com a conquista da corda marrom e vermelha, importante graduação dentro da escola ABADÁ.

Já Vinicius Giordani Rabello (Graduado Prancha) e Isaque Fabiano P. de Oliveira (Graduado Espigão) também figuraram entre os melhores da categoria D – Peso Gunga (Azul/Verde). Vinicius terminou em 4º lugar, recebendo ainda o prêmio de melhor jogo de Siriúna, enquanto Isaque ficou em 3º lugar, conquistando o prêmio de melhor jogo de Benguela.

Emerson Valério E. de Arruda (Graduado Obhama) também se destacou na mesma categoria, sendo reconhecido como melhor corda Azul. Além disso, a associação ainda emplacou semifinalistas como os graduados Carpinha, Dobermann, Obama e Cogumelo.

As conquistas se somaram a momentos de grande emoção, como a nova graduação do Instrutor Leve, que recebeu sua corda roxa e o professor Cordilheira, que recebeu sua corda marrom e vermelha, consolidando suas trajetórias na capoeira.

Boa parte da equipe trouxe troféus para o município

A delegação retornou para Bento Gonçalves com sentimento de dever cumprido e orgulho de representar a cidade em um evento que é referência mundial na capoeira.