Até o momento, em Bento Gonçalves, 50,8% do grupo prioritário foi vacinado contra a gripe
A Campanha nacional de vacinação contra a influenza teve início em 4 de abril e encerra nesta sexta-feira, 3 de junho, conforme calendário do Ministério da Saúde. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bento Gonçalves reforça o prazo para que a imunização seja feita, principalmente no grupo prioritário.
O objetivo da campanha é prevenir complicações decorrentes da gripe, que em períodos de frio pode se disseminar de forma mais fácil, de acordo com a Coordenadora do Setor de Imunizações, Luiza do Rosário. “A procura está abaixo do esperado, e ainda temos muitas pessoas dos grupos prioritários que podem procurar a imunização”, explica. De acordo com a SMS, Bento aplicou 23.717 doses de vacina, o que representa cerca de 50,8% do público estimado.
Até esta sexta-feira, aqueles que pertencem aos grupos prioritários ainda podem buscar todas as unidades de saúde da Capital Nacional do Vinho para aplicar a vacina contra influenza. A imunização ocorre durante a semana, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
Grupos prioritários:
- crianças de 06 meses a 9 anos;
- adultos com 55 anos ou mais;
- trabalhadores da saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com Comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.