A campanha de vacinação contra a gripe em Bento Gonçalves enfrenta um desafio preocupante: a baixa adesão do público-alvo. Dos 46.312 habitantes que devem ser imunizados na cidade, apenas 12.911 receberam a dose até esta segunda-feira, 22, o que corresponde a apenas 27,87% do total.
Esse índice está um pouco acima do registrado em nível nacional, que é de 22%. O Brasil tem como meta vacinar 75,8 milhões de pessoas contra a gripe neste ano e, até o momento, imunizou pouco mais de 14,4 milhões. A preocupação com a baixa adesão se intensifica considerando que a vacinação é uma medida importante para prevenir a disseminação do vírus da gripe.
A composição da vacina contra a gripe deste ano foi elaborada para proteger contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Esses vírus são responsáveis por causar os sintomas da gripe, que podem variar de leves a graves e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e fadiga.
Os perigos em não se imunizar são evidentes. Além de aumentar o risco de contrair a doença, a falta de vacinação pode resultar em complicações sérias, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições de saúde subjacentes. A vacinação é uma medida simples, segura e eficaz para proteger a si mesmo e aos outros contra a gripe, contribuindo para a saúde coletiva e o bem-estar da comunidade.