Ser solidário e promover a educação são possibilidades que se cruzam e se complementam com a campanha de arrecadação de material escolar promovida pela Secretaria de Habitação e Assistência Social (Semhas), por meio do setor de Cadastro Único — serviço que efetua o cadastramento de pessoas com baixa renda do município, oportunizando acesso a serviços sociais —, e que segue até o dia 31 de janeiro.
As doações podem ser feitas em 37 pontos de coleta ao redor da cidade como: órgãos públicos, instituições de ensino, supermercados e estabelecimentos comerciais , além dos Centros de Referência Social (CRAS).
O montante será destinado a pessoas de baixa renda, inscritas em programas sociais. Ao todo, 4.500 famílias poderão ser beneficiadas com a campanha, e a entrega se dará na proporção de material arrecadado, por ordem de critério de vulnerabilidade.
Conforme a coordenadora do Cadastro Único, Adriane Lazzarotto, sugere-se a doação de materiais básicos, tais como caderno, lápis, caneta, borracha, cola, lápis de cor, canetinhas e mochila. “São itens que atendam a necessidade mínima de crianças em diferentes faixas etárias e séries”, resume.
Em sua primeira edição, a campanha não conta com nenhuma projeção de arrecadação. “A expectativa é que a comunidade se solidarize e possamos atender o maior número de crianças em situação de vulnerabilidade social. A campanha foi idealizada com o objetivo de minimizar os impactos que as famílias sofrem em virtude de uma situação de dificuldade econômica”, destaca.
Adriane pontua, ainda, a importância das campanhas de assistência e da mobilização para garantir um futuro melhor para as crianças atendidas. “As crianças e jovens das famílias atendidas pela Assistência Social são muito afetadas, sendo imprescindível a aplicação de estratégias que estimulem perspectivas de futuro, o que seguramente perpassa pela questão de estarem motivados a frequentar o ambiente escolar”, finaliza.
A entrega às famílias deve será realizada na 1ª quinzena de fevereiro. Caso necessário, mediante agendamento, além dos pontos de coleta, a Prefeitura também efetua a coleta dos donativos. Mais informações pelo (54) 3055.8537.