A sexta-feira, 9 de fevereiro, será de tempo seco e abafado em todo o Rio Grande do Sul. O avanço de uma massa de ar quente por todo o estado deve registrar temperaturas próximas dos 40ºC em muitas regiões, inclusive na Serra Gaúcha. A tendência é de o calor aumentar ainda mais durante o fim de semana. De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inemt), as temperaturas máximas de quinta-feira, 8 de janeiro, foram de 40,1ºC em Quaraí; 37,7ºC em Uruguaiana; 37,6ºC em Santiago; 37,4ºC em São Borja; 37,3ºC em Alegrete; e 37,1ºC em Campo Bom.
Conforme os institutos de meteorologia, a sexta-feira já começa quente. Com o sol, a temperatura dispara e os gaúchos voltarão a ter uma tarde de muito calor com marcas escaldantes. O sol aparece com nuvens, mas da tarde para a noite ocorrem pancadas de chuva isoladas e temporais localizados, especialmente no Centro e na Metade Norte, pelo forte aquecimento.
Em Bento Gonçalves, os termômetros devem ficar entre 19ºC e 35ºC. Nem a brisa das primeiras horas do dia foram suficientes para aliviar o abafamento na Capital do Vinho.
No sábado, 10, a previsão estima que o calor aumente ainda mais, com máximas acima dos 40ºC no Rio Grande do Sul. Até o domingo, 11, o Estado poderá bater o recorde de calor para 2024.
Foto: Pixabay / Reprodução