O Rio Grande do Sul enfrenta mais uma onda de calor intensa, a terceira do ano e a quarta no Brasil. As temperaturas, que já ultrapassam a média histórica de fevereiro em 7°C além do normal, promete alcançar marcas alarmantes nos próximos dias.

Em Porto Alegre, os termômetros devem atingir os 37°C nesta segunda-feira, 24, mas a previsão é ainda mais preocupante para terça e quarta-feira, com máximas de 39°C. Para efeito de comparação, a média de temperatura na cidade durante o mês de fevereiro é de 30,5°C.

No interior do estado, a situação é ainda mais crítica. As temperaturas podem ultrapassar os 40°C em diversas cidades, exigindo atenção redobrada da população. Em Bento Gonçalves as temperaturas nos próximos dias podem atingir 34°C, com sensação térmica ainda maior. O tempo permanecerá firme, mas com chances de chuva em alguns pontos durante a semana.

A persistência do calor intenso se deve a um sistema de alta pressão atmosférica que impede o avanço de instabilidades pelo estado. As massas de ar úmido ficam retidas na Argentina, impossibilitando a formação de nuvens de chuva sobre o território gaúcho em sua grande maioria.

Diante desse cenário, é fundamental que a população tome medidas para se proteger do calor extremo. Recomenda-se evitar a exposição ao sol nos horários de pico, beber bastante água, usar roupas leves e protetor solar.

Imagem: reprodução