Pra muita gente o peixe é uma carne irresistível, sendo até mesmo um alimento estereotipado quando se trata da alimentação felina. Mas será mesmo que o gato pode comer peixe? E será que faz bem para os cães também? Vamos entender tudo neste post!
Os cães, por mais que sejam carnívoros em transição, precisam de cuidados na alimentação, pois nem todo peixe, ainda mais os que são vendidos em lata, podem fazer bem para eles. O mesmo vale para os gatos.
Sim, cães e gatos podem comer peixe. Esse alimento traz diversos benefícios à saúde graças aos seus ácidos graxos. Porém, é preciso se atentar a quais peixes são permitidos e no modo em que for servir, que deve ser apenas cozido e sem temperos.
Cuidados ao servir peixe para cães e gatos
Antes de servir peixe para cães e gatos, devemos nos atentar a alguns perigos. Como já citamos, devemos oferecer somente se for cozido, e apenas como um agrado, não ultrapassando 10% de calorias diárias consumidas pelo pet.
Se atente em tirar ossos e a espinha do peixe antes de o dar ao seu pet, pois eles podem causar perfurações nos órgãos. Não ofereça esse alimento de forma crua, como já ressaltamos, pois, assim como para nós, o seu bichinho pode se intoxicar com bactérias, como a temida Salmonela. Além disso, devido a uma enzina presente na forma crua, o peixe cru pode causar deficiência de vitamina B nos felinos.
Os temperos também não são bem-vindos, sejam no peixe ou em qualquer outro alimento caseiro que você for oferecer ao seu pet. Isso porque temperos podem causar intoxicações, como é o caso da cebola, que é um dos alimentos proibidos para cães e gatos.
Benefícios do peixe para cães e gatos
O peixe, por ser um animal, tem aquilo que os cães e gatos precisam em sua base nutricional: a proteína de origem animal. Além disso, os peixes oferecem todos os aminoácidos essenciais, além de outros não essenciais. Outros benefícios encontrados nesse alimento são:
- Ácidos graxos: ajudam na saúde ocular e do sistema nervoso. Possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, além de benefícios para saúde cardíaca e dos rins;
- Proteína do peixe: fonte alternativa de proteína animal para pets com sensibilidades alimentares;
- Cálcio: ajuda na saúde dos ossos;
- Vitaminas: A, D, B12, B3, B2 e B1.
Quais peixes oferecer para cães e gatos?
Agora que já sabemos que cães e gatos podem comer peixe, está na hora de conhecer quais opções são permitidas para eles. São várias, veja:
- Bacalhau;
- Badejo;
- Camarão;
- Sardinha;
- Salmão;
- Truta;
- Cavalinha;
- Tilápia;
- Arenque.
Fonte: www.petlove.com.br