Entre as complicações, aposentadoria, restrição no CPF e empréstimo bancário
Todos os eleitores, inclusive o grupo facultativo (maiores de 16 e menores de 18 anos, acima dos 70 anos e analfabetos) precisam obrigatoriamente fazer o cadastro da biometria na Justiça Eleitoral, por ser uma espécie de revisão do eleitorado. Acontece que quem não fizer, terá sua inscrição eleitoral cancelada e sofrerá transtornos decorrentes, a exemplo da suspensão do passaporte, restrições no CPF, aposentadorias, matrículas em instituição de ensino e benefícios federais, caso percam o prazo.
Dos 497 municípios do estado, 43 estão com o processo em andamento. Em Bento Gonçalves, a chefe de cartório eleitoral substituta, Francine Stringhini, afirma que a maior dificuldade é alcançar pessoas de 70 anos ou mais, justamente por não ser mais obrigatório expressar sua vontade nas urnas. “Mesmo o voto sendo facultativo, é necessário que o idoso compareça para fazer o recadastramento, para que, a longo prazo, não gere complicações”, reitera.
Transferências para Bento têm crescido
O Cartório Eleitoral da cidade registrou até essa sexta-feira, 7, um total de 51.948 recadastramentos biométricos, um correspondente a 58,04 % dos mais de 89.511 eleitores bento-gonçalvenses. Francine alerta que, mesmo que a biometria no município não seja obrigatória para as eleições de 2020, o ideal é que o votante se dirija ao cartório, porque há uma capacidade limitada de atendimentos diários.
O processo de recadastro encerra no dia 4 de maio deste ano, devido ao período eleitoral, porém retorna a operar no mês de outubro, após as eleições municipais. A partir de março de 2022, o eleitor que não houver feito o cadastro terá o título cancelado.
A orientação é agendar o atendimento por meio da página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na internet para evitar a espera na hora de ser atendido. O votante deve comparecer ao Cartório portando documento com foto, título de eleitor e comprovante de endereço atual. Para homens entre 18 e 45 anos, que irão fazer o título pela primeira vez, é obrigatório a apresentação do certificado de alistamento ou de reservista.
O Cartório catalogou um aumento significativo no número de eleitores. “Percebemos que tem aumentado a cada ano. Muita gente se transfere para cá, principalmente da região da Campanha do estado e do Nordeste do Brasil”, apontou Francine. Somente no mês de janeiro do ano passado, 112 pessoas trocaram de município; já neste ano, foram 208. Uma adição de quase 100 pessoas.
O cartório eleitoral de Bento Gonçalves atende no horário das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Está localizado na Rua General Goes Monteiro, 91, sala 01, no bairro São Francisco.