O Centro Espírita Irmão Joaquim Cacique de Barros foi fundado em 3 de setembro de 1946, mas é neste mês que acontecerá a comemoração oficial: um jantar no dia 26, no CTG Laços da Amizade, no bairro Borgo.

O valor do ingresso é de R$ 80 adulto e R$ 40 para crianças de sete a 12 anos. Crianças de zero a seis anos não pagam. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Centro Espírita.

O cardápio consiste em massa com molho vermelho, frango assado, salsichão, carne suína, saladas, maionese e pão. Haverá sobremesa, mas as bebidas são à parte.

A presidente do Centro, Daniela Kaster Herter, ressalta sobre a alegria de estar promovendo o evento. “Fico muito feliz e realizada. Comemorar estes 78 anos é muito importante, já que o papel da religião nesse processo humanitário é sempre o acolhimento, uma vez que no mundo de hoje vivemos mais isolados, e muitas vezes não percebemos das nossas necessidades em compartilhar as dores e aflições do dia a dia, que acabam nos deixando mais vulneráveis às doenças psiquicas e físicas. Portanto a fé tem um papel de levar aconchego e esperança, e nos aproximar do nosso Criador”, pontua.

Centro Espírita em meados de 1950

Ela conta que o Centro atende pessoas até mesmo de outros países. “O Centro Espírita tem a função de auxiliar nas necessidades básicas como alimentos e roupas, mas principalmente acolher de forma amorosa”, destaca.

O lema “Fora da Caridade Não Há Salvação” continua a nortear as iniciativas da instituição, que segue como um pilar de solidariedade em Bento Gonçalves.