No último sábado, 3 de maio, a cantora conhecida como estrela do mundo pop Lady Gaga esteve no Brasil para realizar seu show. A cantora reuniu na Praia de Copacabana, no Rio, cerca de 2,1 milhões de pessoas, segundo a Riotur.

Turnê no Brasil

Desta vez, Lady Gaga trouxe ao país a turnê do disco “Mayhem”, dividida em cinco atos, com diversas trocas de roupa e um cenário que lembra uma peça de teatro, que a cantora chama de “ópera gótica”. Os atos foram: “De Veludo e Vício”; “E Ela Caiu em um Sonho Gótico”, “O Belo Pesadelo que Conhece Seu Nome”, “Despertá-la É Perdê-la” e o final, “Ária Eterna do Coração Monstro”.

A cantora cantou grandes hits de sua carreira como “Judas” e “Poker Face” e faixas de seu novo álbum, “Mayhem”, “Abracadabra” e “Garden of Eden”.

Proporção do evento

A passagem de Lady Gaga pelo Rio de Janeiro se transformou em um fenômeno de proporções impressionantes, injetando uma energia vibrante e um volume recorde de turistas na cidade maravilhosa. O aguardado show da estrela pop atraiu fãs de todos os cantos do Brasil, superando mais do que o dobro das estimativas iniciais de público.

Desde o início da semana, a movimentação de visitantes já era notável, mas o desembarque em massa ocorreu entre os dias 1º e 3 de maio. De acordo com levantamentos da Rodoviária Novo Rio e do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), um total de mais de 500 mil turistas aportaram na capital fluminense para presenciar o espetáculo de Lady Gaga.

A devoção dos “Little Monsters”, como carinhosamente são chamados os admiradores da cantora, era palpável em diversos pontos da cidade. Centenas de fãs montaram guarda em frente ao icônico Copacabana Palace desde quinta-feira na esperança de vislumbrar a artista ou receber um breve aceno. A paixão e a lealdade desses admiradores se tornaram um dos destaques da cobertura do evento.

A expectativa para este encontro era ainda maior devido ao longo hiato desde a última passagem de Lady Gaga pelo Brasil. Em 2012, a cantora presenteou os fãs brasileiros com shows memoráveis no Rio, São Paulo e Porto Alegre. A frustração de 2017, quando um show agendado para o Rock in Rio precisou ser cancelado por problemas de saúde da artista, só aumentou a ansiedade para esta tão esperada apresentação.

Sonho se torna realidade

Uma das pessoas que esteve presente no show no último sábado foi o arquiteto Marcelo Bettinelli Machado, morador da cidade de Santa Tereza. Machado esperou desde os oito anos para conseguir ver Lady Gaga ao vivo. “Vi pela primeira vez na televisão da minha tia. Naquela época, algo nela já me chamou atenção de um jeito especial. A admiração foi crescendo rápido e virou um carinho profundo, virei fã antes mesmo de entender completamente o porquê”, explica.

Marcelo Bettinelli Machado

Assim como ele, o morador de Bento Gonçalves, modelo  Adriel Guerreiro Binotti, também viajou quase 1.500 km para ver a ídola. Para ele, sua admiração pela cantora começou desde cedo, gerando uma identificação. “A forma de arte dela gerava identificação dando significado à estranheza e afirmando a um jovem gay criado em uma família conservadora que ser diferente não era errado”, salienta Binotti.

Adriel Guerreiro Binotti

A cantora carrega consigo uma legião de fãs e é uma forte defensora dos direitos LGBTQ+, saúde mental e outras causas sociais. “Ela sempre foi uma figura de acolhimento pra mim. Me sentia visto nas mensagens dela, na maneira como ela se expressava, na liberdade com que vivia sua arte. A Gaga representa coragem, autenticidade e aceitação. Algo que, vindo de uma cidade pequena como Santa Tereza, com apenas 1.500 habitantes, tem um peso ainda maior”, destaca Machado.

Segundo os jovens, antes mesmo de o show de Lady Gaga ser confirmado, no final de 2024, ambos realizaram a compra de passagens e hospedagens para a cidade maravilhosa. “Foi um processo cheio de emoção. Planejei tudo com antecedência, torcendo para que se concretizasse. Foi também minha primeira viagem de avião, e estar com meus melhores amigos deixou tudo ainda mais especial. Nos preparamos com o coração, e valeu cada segundo”, salienta Machado.

De acordo com Binotti, o show foi uma experiência única, apesar das dificuldades que ele enfrentou para assistir. “A organização poderia ser imensamente melhor, principalmente na hora de ir embora. Em relação ao palco, fiquei muito próximo à grade, mas mesmo assim tive dificuldade de ver o palco devido ao tamanho da área vip e das estruturas de câmeras bem ao meio do palco”, descreve.

Machado esperou por 17 anos até ver sua ídola e vivenciou uma experiência única em sua vida. “Eu esperava muito e ainda assim fui completamente superado. A energia do público, o talento dela no palco, a emoção de estar ali… No momento do show, o Marcelo de 8 anos estava comigo, e nós dois choramos juntos! Foi como fechar um ciclo com muita emoção”, enfatiza. De forma semelhante, Binotti destaca: “dar de presente para o Adriel de 13 anos que se odiava por ser gay e viu na Gaga uma luz de aceitação, já foi emocionante e inesquecível”, enfatiza.

Para Machado a realização deste sonho ficará eternamente. “Guardo o sentimento de realização. Ver Lady Gaga ao vivo parecia impossível por tanto tempo… e aconteceu. Emociona-me lembrar que vivi isso. Foi um presente que dei ao meu eu mais jovem, e ele agradece até hoje”, enfatiza o fã. Ao ser questionado se voltaria ao show Machado conclui: “Eu voltaria sem pensar duas vezes. Uma experiência como essa vale qualquer distância”.

Para Binotti, que se identifica como fã da cantora, ou seja, “Little Monster”, as músicas dela representam “aceitação, amor e empatia”. “Nós, Little Monsters, não temos medo ou vergonha de sermos quem somos, não nos importamos com o que será dito, aceitamos nossos monstros interiores e devolvemos a maldade com amor, é assim que nossa Mother Gaga nos ensinou”, declara. Ele, assim como Machado, iria ao show novamente, “passaria os perrengues novamente e me sentiria em êxtase”, salienta.

Encontro de cultura

Binotti, assim como Machado, conheceu pessoas com o mesmo sonho que eles: ver Lady Gaga pela primeira vez. “Conheci um grupo de meninas na nossa longa espera pelo show; elas eram muito fofas, todas cariocas, enfatizando o quão simpático o povo carioca é. Dividimos experiências, lanches e companhia, o que era muito importante para o tempo passar de forma menos cansativa”, explica Binotti.

Para Machado, a experiência de ver pessoas de todas as regiões em um mesmo lugar, com a mesma finalidade foi algo único. “Foi lindo ver tanta gente diferente unida por um amor em comum. Mesmo sem conhecer as pessoas, a conexão era instantânea. Era como se todos fôssemos parte de uma mesma família, a família que ela criou”, cita Machado.

Além disso, conhecer o Rio de Janeiro foi encantador para ambos, uma experiência única. “Consegui conhecer alguns lugares no Rio de Janeiro e aproveitar a energia única da cidade. Foi uma mistura incrível de turismo, amizade e realização pessoal; a cidade respirava Lady Gaga”, salienta Machado. Binotti também conheceu alguns lugares da cidade: “a praia de Ipanema, o famoso Saara e também uma festa pré-show de um fã-clube”, conclui.