No final de semana passado, a Sociedade Recreativa Botafogo de Bento Gonçalves participou da Final Estadual Master Masculino de Bolão 23, em Erval Seco. A competição contava com 16 equipes, que se classificaram para o confronto decisivo após uma fase de disputas regionais, onde haviam 42 times. O grupo do Botafogo conseguiu avançar para a decisão entre os oito melhores, no domingo, 21 de agosto, e ficou em oitavo lugar.

Segundo um dos atletas da sociedade, Vicente Hoffman, a equipe de Bolão do Botafogo vem representando a cidade de Bento em diversos grupos da modalidade 23 dentro do esporte. “Participamos nas categorias masculino e feminino com idade livre, master, acima de 50 anos, e a melhor das idades, com 60 anos ou mais”, comenta.

Ainda de acordo com Hoffman, a equipe que participou do estadual em Erval Seco já tem data para entrar novamente em quadra. Desta vez, eles irão participar de mais um campeonato, pela série Bronze, na Comunidade de Santa Terezinha, em Bom Princípio. Os jogos ocorrerão entre os dias 2 e 4 de setembro.

O Bolão 23

O Bolão 23 é um esporte que no território gaúcho é coordenado pela Federação de Bolão do Rio Grande do Sul. A prática consiste na disputa entre duas equipes em uma quadra com quatro pistas divididas. Semelhante ao boliche, o desporto marca pontuações para aqueles que derrubam a maior quantidade de pinos na extremidade oposta.

Cada jogo inicia com um arremesso da bola realizado pelo jogador que é denominado “abridor”, na pista de número um. Depois, os demais atletas vão em forma de revezamento adentrar da primeira à última pista com arremessos. Por fim, a rodada encerra quando o “fechador” faz o último lance.