No último final de semana, a Brigada Militar de Bento Gonçalves, por meio do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3ºBPAT) anunciou uma nova tecnologia em uso pelos agentes. Desde o dia 17 de agosto, policiais do município vem utilizando o Aplicativo Móvel SINESP Agente de Campo. Essa ferramenta, acessada por meio de smartphones nas viaturas, permite que a guarnição receba todas ocorrências direto da Central de Atendimento, o que visa agilizar o acolhimento na segurança.
Segundo o 3ºBPAT, esse investimento no campo tecnológico é pioneiro no Rio Grande do Sul, portanto, a Capital do Vinho é a primeira a receber essa atualização. O Centro Integrado de Operações (CIOp) da Brigada Militar está realizando essa atualização nas guarnições de Bento.
Resposta e estudo
Desde que iniciou o projeto, as viaturas passaram a ter os smartphones conectados ao aplicativo móvel, que por sua vez, é ligado a Central de Atendimento e Despacho (CAD). Ocorrências e despachos fluem de maneira mais célere entre os policiais em campo e o CIOp. Além disso, todo o posicionamento das guarnições é acompanhado constantemente, via GPS integrado no aplicativo.
A intenção das forças de segurança pública é, além de atender mais rapidamente, alimentar uma base de dados e estatísticas conforme o comportamento dos policiais nas ruas. Desta forma, é possível averiguar o tempo de resposta de um acolhimento à vítima, ou resolução de um delito. Com isso, é possível moldar estratégias de forma mais embasada, a partir do que se é visto e estudado na rotina dos agentes.