Aproximadamente 90% dos consumidores brasileiros da Black Friday realizam suas compras por meio da internet. O resultado faz parte de uma pesquisa produzida pelo portal BlackFriday.com.br, idealizador do evento no Brasil. Segundo o estudo, 52,5% realizam compras somente online, 10,7% somente em lojas físicas e 36,7% tanto online quanto em lojas físicas. O levantamento foi realizado durante o mês de outubro, por meio de um questionário digital, respondido por mais de 1900 pessoas.
Para os que compram na internet, o computador é a ferramenta mais utilizada, com 62,4%. Os smartphones e celulares aparecem em segundo lugar, com 16,7%, e os tablets em terceiro, com 0,9%. Além disso, 20% dos entrevistados utilizam mais de um dispositivo para aproveitar as promoções.
Conforme o diretor do portal que realizou a pesquisa, Ricardo Bove, por ter nascido digital, o Black Friday tende a permanecer por muito tempo com maiores vendas pela internet. “Além do ato de compra em si, é necessário que o consumidor tenha algumas práticas, como se planejar, pesquisar e comparar preços com antecedência. Essas são dicas para garantir descontos vantajosos”, explica.