Foram realizados 19 jogos com 14 vitórias, três derrotas e dois empates
Os atletas das categorias de base do Bento Vôlei participaram de um intercâmbio esportivo e cultural entre os dias 9 e 11de junho, no Uruguai e na Argentina. A equipe bento-gonçalvense se deslocou até a cidade de Mercedes, no país uruguaio, com seus times sub-14, sub-16 e sub 19, nas categorias feminino e masculino. Estando presentes 44 meninas e 38 meninos adjunto com a comissão técnica e alguns pais responsáveis, totalizando 96 integrantes.
Saindo de Bento Gonçalves na quinta-feira, 8 de junho, e passando por uma viagem cansativa, o Coordenador das categorias de base do Bento Vôlei, Fernando Rabelo, expos um pouco da dificuldade passada pelos jovens. “A questão da distância, com uma viagem de ônibus longa, a alimentação e a estadia deixa os atletas cansados e gera um stress”, pontua.
A viagem foi no intuito de preparar os jovens para as próximas fases da Copa Cláudio Braga que seguem nesse final de semana no sábado, 17 de junho. “Fomos para o Uruguai e Argentina para nos prepararmos para os jogos que vamos ter aqui. Lá ganhamos ritmo de jogo e entrosamento. O estilo do adversário é mais técnico, usam muito o volume de jogo, exploram os bloqueios. Isso traz uma grande aprendizagem”, frisa Rabelo.
As jovens atletas da categoria feminina se hospedaram nas casas das atletas uruguaias. Tendo um contato com a cultura e a história local a jogadora Maria Clara Fornari relatou um pouco a experiência. “Encontramos desafios diferentes, como por exemplo a bola, as estratégias de jogo e, principalmente, o idioma. A viagem foi exaustiva, porém valeu a pena. Conhecemos muitas gurias uruguaias da nossa idade, fizemos amizades, jogamos e aproveitamos muito. Acredito que essa tenha sido uma ótima experiência, tanto por conhecer uma cultura diferente quanto explorar e se divertir com pessoas novas”, relata.
As meninas, dentro de suas categorias, disputaram um total de 10 jogos contra as equipes Club Remeros de Mercedes e o Club Allavena de Paysandu, ambas equipes do Uruguai. Elass conquistaram oito vitorias, uma derrota e um empate. “Nós não viemos para disputar um torneio oficial, fizemos triangulares, realizamos o maior número de jogos possíveis para ganharmos ritmo de jogo e entrosamento”, expõe Rabelo.
As equipes masculinas enfrentaram, além dos times uruguaios, o Club Atlético Independiente, da cidade de Gualeguaychú, na Argentina. Disputando ao todo nove jogos e conquistando seis vitorias, duas derrotas e um empate. Segundo Rabelo, estes jogos são muito importantes para o desenvolvimento dos atletas. “Isso faz grande diferença para a gente na questão da aprendizagem pois aprendemos a jogar contra um estilo de jogo diferente. Tivemos saldo muito positivo em termos de vitórias, foram partidas difíceis onde enfrentamos adversários com outra tática”, finaliza.