Conforme Secretaria de Turismo, em 2022, neste mesmo período, foram 149 mil turistas, contra 152.118 em 2023. Apesar disso, representante do SEGH afirma que época está sendo atípica para empreendedores dos setores de gastronomia e hotelaria. Diretora do Villa Michelon conta como está o movimento do hotel durante a Vindima

O turismo é uma das frentes de Bento Gonçalves, contemplando a visita às vinícolas, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra, fazendo os setores de hotelaria e gastronomia faturarem. Atualmente, o município vive o período da Vindima, que dura até 19 de março.

De acordo com o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, este ano a cidade tem registrado grande volume de pessoas nos atrativos que tem trabalhado com programações específicas para a época. “Percebemos leve crescimento em relação a 2022, porém, um aumento considerável na procura por Bento Gonçalves no período. O acerto da programação dos filós no Centro da cidade deu grande impulsionamento na imagem de Bento como destino de Vindima no Brasil. Saímos de 13.569 acessos no portal de turismo bento.tur.br para 29.481”, menciona.

Ele enfatiza que o município teve um leve aumento no número de turistas, saindo de 149.066 em 2022, para 152.118 em 2023. “Percebemos um aumento considerável nos visitantes dos atrativos urbanos, partindo de 79.940 para 85.742. O Vale dos Vinhedos também apresentou leve crescimento de 20.766 em 2022 para 21.412 em 2023”, exemplifica.

O motivo do aumento, segundo Parisotto, é a consolidação do ‘destino Bento Gonçalves’. “Os números têm mantido regularidade dentro da capacidade hoteleira e de atrativos que a Capital do Vinho oferece. O que vemos, em paralelo, é um forte reconhecimento da cidade por conta do período da Vindima, que tem se consolidado ainda mais por sua proposta distinta de outros destinos turísticos do país”, afirma.
Para os demais meses do ano, a expectativa é boa. Isto porque 2023 terá muitos feriadões. “Os atrativos, que estão trabalhando forte em aproveitar esses períodos e estão alinhados com as ações gerais realizadas pela Secretaria, poderão ter resultados acima da média. O turismo vive de oportunidades e termos um ano com tantos feriados é fundamental para mantermos o setor aquecido. Precisamos sempre olhar o segmento por várias perspectivas, já que Bento é um destino que atende diversos públicos. Temos atrativos para grupos de excursões, para famílias, para casais, amigos, entre outros, e isso permite garantir equilíbrio e crescimento”, ressalta.

Hotelaria e Gastronomia

A diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, Marcia Ferronato, afirma que o feedback do setor é que este tem sido um período atípico. “Mas, para quem enfrentou a pandemia, também superará este momento. Hoje os números estão muito parecidos com o início de 2020, pré-covid. Os anos de 2021 e 2022 foram acima do previsto. Porém, o último trimestre de 2022 e janeiro de 2023 foram meses com taxas abaixo do esperado, mas percebemos uma normalização do fluxo em fevereiro se comparado aos anos anteriores”, esclarece.

Conforme Marcia, existe uma oscilação e mudança de comportamento do consumidor. “Historicamente, eleições e copa provocam a queda na ocupação. Somado à situação econômica indefinida com inflação gerando insegurança, preço elevado das passagens aéreas e malha restrita, calor excessivo que estimulou a ida para destinos com praia, por estes e outros fatores, no mês de janeiro o fluxo foi abaixo do ano anterior. Mesmo assim, observamos alguns hotéis mantendo taxas similares aos anos passados, que seguem com a prática de reservas de última hora, sinalizando novos hábitos de consumo. Mas nossa expectativa é fechar fevereiro com fluxo no mínimo similar a 2022, por ainda ser período de férias e pelo feriado de Carnaval que, historicamente, lota a região”, analisa.

Como alavancar os negócios?

Para a diretora, uma estratégia para impulsionar o consumo é aumentar os esforços de comunicação, além de apostar em parcerias eficazes. “Seguir preservando a qualidade dos produtos e serviços, além de preços justos. Registramos que há novas empresas no setor, principalmente na gastronomia, e muitos já apostam na divulgação. Essa prática deve ser ampliada”, aconselha.
Ela também acredita ser necessário promover o destino. “Com a união de esforços via Secretaria de Turismo, SEGH Região Uva e Vinho, Bento Convention, Associações de Turismo e empreendedores. Essa promoção voltada principalmente para períodos de baixo fluxo, combatendo a sazonalidade”, salienta.
Marcia ressalta que o SEGH já está ouvindo individualmente seus associados. “Nos próximos dias, estará reunido com empreendedores para, além de ouvir, estabelecer algumas estratégias de curto e médio prazo. Mas alguns empresários já buscam alternativas para intensificar a divulgação do seu negócio”, reitera.

Expectativas do setor

De acordo com a diretora executiva, o setor mantém um comportamento otimista, esperando uma retomada do fluxo, seja no turismo de lazer, corporativo ou de eventos. “Acreditamos que o Carnaval será um marco, já que neste ano teremos muitos feriados prolongados e, assim, estimule o fluxo do turismo. Bento tem se consolidado como destino turístico do Rio Grande do Sul, isso nos torna uma das opções para viagens”, observa.

No olhar do empreendedor

A diretora geral do Hotel Villa Michelon, Elaine Michelon, explica que, em comparação à vindima de 2022, houve uma queda de 7% na hospedagem. “Neste ano, estamos recebendo muitas famílias e pessoas que retornaram para repetir a experiência da Vindima. A ocupação, em média, é de 51% da capacidade do hotel”, frisa.

Ademais, Elaine destaca que o estabelecimento está na sexta edição da La Bella Vendemmia e, até agora, teve 345 frequentadores. “Em 2022, durante o mesmo período, foram 590 participantes. Em termos de hospedagem, no ano anterior foram 4.200 hóspedes, contra 3.250 deste ano, durante o mesmo período de 50 dias, de 1º de janeiro a 20 de fevereiro”, sublinha.

O motivo para a redução, conforme a empreendedora, é o fato de este ser o primeiro ano sem restrições após a pandemia. “Tivemos, em 2021 e 2022, medidas que restringiram o acesso dos turistas a locais como o litoral – destino típico no verão. Fora isso, as viagens para o exterior também estão sem restrições, sendo opção para as classes A e B, por exemplo. Bento Gonçalves e região, Gramado e Canela também tiveram queda no movimento. A nossa área se acostumou a ser um local que cobra bem em termos de valores. A demanda de 2021 deturpou os preços, e agora, voltamos a uma realidade que carrega também uma crise no ar. O movimento natural é que as pessoas mudem suas rotas, procurem opções mais viáveis e, lógico, destinos carnavalescos nesse período”, realça.

Para os demais meses do ano, a expectativa é receber um número maior de turistas. “Entraremos em uma fase que favorece muito o enoturismo, que engloba o outono e o inverno – perfeitos para o visitante que procura apreciar vinhos, visitar vinícolas. Acreditamos que o fluxo aumentará. Trabalhamos constantemente para fortalecer o destino, ressaltar a hospitalidade da Serra, a culinária e os costumes. É preciso divulgar o Vale dos Vinhedos como um local receptivo, que mantém a essência que nos tornou o destino enoturistico mais famoso do Brasil”, estimula.

A diretora do Villa Michelon conta que o hotel tem pacotes durante todo o ano e programações de acordo com o período. “Atualmente, oferecemos até o dia 12 de março o pacote La Bella Vendemmia, com a festa também aberta ao público externo mediante reserva prévia. Logo após, teremos de Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Dia das Mães, Corpus Christi, Dia dos Namorados, e assim sucessivamente. Falando no período de Vindima, nosso pacote oferece, nas sextas-feiras, após 17h, recepção na Casa do Filó, visita guiada e colheita simbólica de uvas no parreiral modelo, ‘pisa’ das uvas e após ‘Colacion e Filó’, na Casa do Filó. O visitante pode levar para a casa avental, boné e taça personalizados do hotel”, finaliza.