O Encontro Macrorregional-Currículo Integrado no Contexto da Reestruturação Curricular do Ensino Médio Integrado, reunindo profissionais da educação de sete CREs: 4ª, 7ª, 15ª, 16ª, 23ª, 25ª, 39ª está sendo realizado nesta quarta-feira, 20 de agosto, e segue até quinta-feira, 21 de agosto.
A abertura do evento contou com a acolhida do aluno violinista, Thiago Guadagnin Radin, do Ensino Médio Integrado, do Colégio Pe. Colbachini de Nova Bassano. Seguindo o momento cultural, os mais de 150 participantes do evento foram contemplados com a brilhante apresentação do grupo de jazz da Escola Estadual Imaculada Conceição de Bento Gonçalves, coreografada pelos alunos do Programa Escola Aberta.
O coordenador da 16ª CRE, Enio Eliseu Cecagno, como anfitrião do evento, acolheu a todos e todas, fazendo uma retrospectiva das ações que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) implantou em sua gestão, fazendo uma reflexão sobre sua época de estudante, com políticas tradicionais, por exemplo, na produção agrícola, com a destruição do meio ambiente e colocando a saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade, em detrimento da produção e do lucro. Ele destacou que hoje, a educação é pensada com novas práticas levando em conta a sustentabilidade e o ser humano. “Estas mudanças introduzidas pela Seduc, especialmente no ensino médio integrado, nos anima, nos da esperança para que tenhamos um novo patamar no Ensino Técnico no Rio Grande do Sul”, afirma.
Na sequência, os representantes das demais CREs fizeram uso da palavra destacando outras ações implementadas pela Seduc como a avaliação emancipatória que enxerga o sujeito-aluno na sua totalidade. A representante da Seduc, Iara Aragones, elogiou o formato do evento. “Todos tem espaço para construir o espaço para todos”, disse Iara, ao referir-se sobre a proposta pedagógica da Seduc.