Município atingiu somente 72% da meta de imunização e estendeu o prazo por 21 dias, conforme Ministério da Saúde
No início da semana, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves informou que o prazo para a campanha de vacinação contra a poliomielite foi estendido na cidade. Antes, o período de imunização iria até sexta-feira, 9 de setembro, mas foi prorrogado por 21 dias, até o fim do mês. A decisão veio do Ministério da Saúde, que visa ampliar a porcentagem de vacinados em diversos municípios brasileiros.
Na Capital do Vinho o índice de crianças imunizadas chegou a 72%, conforme Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura nesta sexta. Apesar de ultrapassar a metade do público, o objetivo final ainda está distante, pois espera-se que 95% dos pequenos recebam a gotinha contra a pólio. Devem ser vacinados todos aqueles abaixo dos cinco anos de idade. A atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente também está em pauta com a multivacinação, realizada durante o período da campanha.
Indo às escolas
Por conta do baixo índice de vacinados em Bento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a aplicação das gotinhas nas escolas. A ação da pasta iniciou na quarta-feira, 31 de agosto, em parceria com a Secretaria de Educação (SMED). Na primeira manhã foram aplicadas 80 doses do imunizante de poliomielite. Até sexta, 45 instituições de ensino foram visitadas.
Foto: Rodrigo De Marco
Antes de iniciar essa iniciativa em educandários, a meta estava em 43%, portanto, em nove dias, a porcentagem subiu 29 pontos. A secretária da SMS, Tatiane Misturini Fiorio, destaca que essa ação diária na rede de ensino é relevante para cumprir com o objetivo da campanha. “É uma ação muito importante, pois em todo o estado a cobertura vacinal está baixa. Por iniciativa do governo estadual foi dada a autorização para que os municípios pudessem fazer a vacinação nas escolas”, esclarece.