As informações foram atualizadas pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus, por volta das 16h, desta sexta-feira, 1º de maio; até o momento, 107 pessoas já foram infectadas e 17 estão clinicamente curados
Bento Gonçalves registrou 14 novos casos de coronavírus e, com isso, passou a ter 107 pessoas infectadas. A informação foi divulgada pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus, nesta sexta-feira, 1º de maio. De acordo com o boletim epidemiológico, os novos casos foram registrados em laboratórios particulares e exames rápidos, encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Todos os pacientes cumprem isolamento. Até o momento, a cidade registrou dois óbitos pela doença. Até o momento, 407 pacientes são considerados suspeitos e 17 já estão clinicamente curados.
Ainda segundo o Comitê, até o momento, dos casos que seguem em tratamento, oito estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Tacchini. Outros 10 cumprem isolamento hospitalar e 67 realizam os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde em casa. Um paciente, morador de Bento Gonçalves segue internado na UTI de um hospital em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.
Casos suspeitos contabilizam 407. Destes cinco, incluindo uma criança, permanecem internados na UTI do Hospital Tacchini. Outros 15 estão em isolamento hospitalar e 387 em isolamento domiciliar, aguardando a chegada dos resultados ou esperando a realização de testes rápidos.
Na quinta-feira, 30 de abril, 69 pacientes foram atendidos junto ao ambulatório de campanha, instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Botafogo.
Em abril, Bento registrou 98 novos casos
O levantamento realizado pelo Semanário apontou que de 1º a 30 de abril, em Bento Gonçalves, foram registrados 98 casos. Um aumento de 1088%, em comparação a março, quando a cidade contabilizou nove casos. Em março, o primeiro caso confirmado da Covid-19 foi registrado apenas no dia 18, quando um homem, morador de Serafina Corrêa, deu entrada na UTI do Hospital Tacchini, vindo a falecer no dia 15 de abril.
Com a ampliação dos testes rápidos, o número de casos confirmados cresceu consideravelmente nesta semana, acendendo o alerta aos órgãos de saúde do município. Um novo decreto foi publicado pela prefeitura municipal, mantendo a suspensão de aulas nas redes de ensino, além da proibição de bailes, festas comunitárias, bingos, eventos culturais e de esportes coletivos.
Nesta sexta-feira, 1º de maio, passou a valer a obrigatoriedade do uso de máscaras pela população bento-gonçalvense em vias públicas e quaisquer estabelecimento públicos ou privados. Quem for flagrado sem o acessório receberá, na primeira ocorrência, advertência, após multa de de 0,5 URM, o que corresponde a R$ 68. A cada reincidência, a penalidade dobrará de valor.