Segundo orientação da Secretaria Estadual da Saúde, imunizantes serão utilizados para aplicação da primeira dose
Pelo menos mais 498 doses de vacinas contra a covid-19 devem chegar a Bento Gonçalves nas próximas horas. Isso porque, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), vai liberar mais uma remessa ainda nesta terça-feira, 24. Os imunizantes fazem parte do carregamento que chegou na noite de domingo, 22. No total, 118 mil doses da Pfizer e CoronaVac aterrissaram no aeroporto Salgado Filho e serão destinadas aos municípios para acelerar a aplicação da primeira vacina em pessoas acima de 18 anos, com a meta de alcançar 100% da população vacinável até quarta-feira, 25, conforme anunciou o governador Eduardo Leite no início do mês.
Segundo as informações repassadas pela SES, Bento Gonçalves vai receber 294 doses da Pfizer e 204 da CoronaVac. Ainda, conforme a pasta, o restante das doses de Pfizer e CoronaVac e o lote da Astrazeneca que desembarcou na segunda-feira, 23, ficarão reservados para segunda dose.
De acordo com levantamento realizado pelas coordenadorias regionais de saúde, até segunda-feira, pelo menos 330 municípios do estado já haviam iniciado a imunização de pessoas com 18 anos ou mais. Outras 141 cidades estavam vacinando pessoas na faixa etária entre 20 e 25 anos. Com base nestas informações, a estimativa é de que os municípios mais atrasados com a vacinação recebam mais doses nestas novas remessas, a fim de acelerar a imunização e alcançar a meta anunciada pelo governo.
Doses pela região
Do levantamento realizado pelo Semanário em 10 municípios da região, três não receberão nenhuma dose nesta nova remessa. Cotiporã, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira. Outros sete, serão beneficiados com doses dos imunizantes da Pfizer e CoronaVac.
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini