No IDESE, a saúde de Bento Gonçalves permanece em primeiro lugar, nos Municípios acima de 100 mil habitantes.

Através da Secretaria da Saúde (SMS), o Governo Municipal tem como um dos principais objetivos, garantir um atendimento médico de qualidade para todos. No último ano foram realizados, pelo menos, 553.786 atendimentos, sendo 330 mil na atenção básica e outros 223 mil na rede de urgência e emergência. Ao longo do ano foram feitas ainda 107.891 visitas domiciliares, para tratamento médico das mais variadas finalidades, 53.121 testes rápidos para Sífilis, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, 31.368 testes de detecção para Covid-19, dentre outros atendimentos médicos.

A equipe do SAMU realizou, no ano de 2022, 5893 atendimentos incluídos nos mais de 553 mil. De 2020 para 2022 ocorreu um aumento no número de atendimentos móveis em 46%, em uma média de 5 atendimentos a mais por dia. O SAMU conta hoje com uma equipe composta por 14 condutores socorristas, 13 médicos, 13 enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem. O serviço conta com uma UTI móvel equipada com material para pequenas cirurgias, kit parto, respirador, desfibrilador e monitor cardíaco, entre outros equipamentos de atendimento de urgência e emergência.

A enfermeira e coordenadora das unidades, Elci Milani, comentou sobre o orgulho do trabalho diário que realiza em prol da saúde pública. “Minha contribuição no SUS é para garantir a defesa da vida, qualidade dos serviços prestados de forma segura, resolutiva e equidade. Esse trabalho representa dar prioridade à saúde pública de qualidade. Nós na Atenção Básica temos que disponibilizar atendimento a todos os usuários que procuram o serviço, principalmente a Saúde da Mulher, Idoso, Homens, Crianças e Adolescentes. Temos a missão de construir um SUS com justiça social, cidadania, de forma sistematizada e humanizada”, conclui.

A coordenadora da UPA Veridiana Caldas Lopes enfatizou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes. “Esses números mostram a qualidade de atendimento que a gente presta, tanto na rede básica, quanto nos serviços de urgência e emergência. A gente vê que a população tem procurado o atendimento público, e, pensando em nos qualificar ainda mais, temos procurado realizar capacitações”, afirma.

A profissional comentou sobre os cursos e capacitações realizados pela equipe no último ano. Foram feitos cursos voltados ao atendimento de emergência cardiológica, tanto pediátrica, quanto adulto para enfermeiros que atuam no Samu.



Capacitação no Hospital Sírio Libanês


Em 2022 integrantes da equipe médica, farmacêutica e de enfermagem realizaram também capacitações junto a profissionais do Hospital Sírio Libanês, considerado um dos mais importantes e qualificados hospitais do país. A ação integrou o projeto de “Capacitação para Identificação e Tratamento Precoce da Sepse”, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital. Ainda conforme a Coordenadora da UPA, as equipes seguem realizando encontros online ao menos uma vez por mês com profissionais do Sírio Libanês. “Já tivemos colegas que foram até o hospital receber capacitações, e desde então fizemos encontros online a cada 30 dias, mais ou menos, para que a gente consiga implementar cada vez mais os protocolos para qualificarmos o atendimento médico, principalmente aqui na UPA”, ressalta.

A secretária da Saúde Tatiane Misturini Fiorio também comentou sobre o trabalho que tem sido realizado pelas equipes. “Temos trabalhado forte para garantirmos uma saúde de qualidade para toda a população. Temos ótimas equipes de saúde, que realizam um trabalho de extrema qualidade e comprometimento. É um orgulho vermos que a nossa população está sendo bem atendida, e esses números comprovam isso. A nossa missão é de proporcionar um sistema de saúde que atenda com qualidade toda a população”, conclui.

Previne Brasil

No último ano Bento Gonçalves alcançou outra marca importante, figurando na primeira colocação entre os Municípios acima de 100 mil habitantes no RS e na região Sul do Brasil, posição que segue mantida neste ano. Os dados são referentes ao programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde. O índice mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No país, a cidade ocupa a quarta posição.

Imagem: Divulgação